-
Arquitetos: PNEUARCH
- Área: 300 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Jack Lovel
Makan Place é uma interpretação da Antiga Malaca durante a colonização britânica. Com habitantes principalmente chineses e malaios em Malaca, foi feita a norma da residência tradicional, o governo colonial adicionou um toque de estilo europeu que se entrelaça com a representação cultural, implementado à arquitetura vernácula da cidade. A formulação do espaço tradicional consiste num "caminho de cinco pés", uma entrada de transição e um pátio interior, com um toque de essência europeia. Estas características de diferentes culturas criam uma sofisticada mistura à residência normal.
O projeto enfatiza o "caminho de cinco pés", que era uma característica única das casas malaias e foi estipulada por Sir Stamford Raffles, o governador da Antiga Malaca, para que tenham passarelas que protegem aos pedestres do sol tropical e da chuva. A entrada do restaurante adota esta distinguida característica para criar um marco ao entrar. O moderno vestíbulo da Malásia oferece uma introdução ao aconchegante ambiente através da ampla utilização da madeira em vários tons, assim como janelas com persianas que marcam as vistas interiores e exteriores como uma forma de estilo dialética entre os clientes e o espaço. Nas paredes há um motivo intrincado que se repete ao longo de todo restaurante, para retratar a aspiração da influência europeia.
O padrão natural da antiga madeira nas colunas aprimora o ambiente tradicional, se incorporando a história e cultura local. O pátio central é montado através da transição de diferentes materiais no piso, com um aumento na altura do teto para acentuar ainda mais o ambiente colonial.