- Área: 567 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Estudiograma
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este conjunto de residências está inserido na cidade de Pato Branco, interior do Paraná, em uma área urbana em expansão, onde predominantemente se repetem as mesmas tipologias de edificação.
A partir da observação do entorno abre-se o questionamento: como ocupar o terreno de forma a promover uma transformação da paisagem urbana?
O terreno de esquina e em declive permite que o acesso de veículos seja definido por uma rua interna, situada na cota mais baixa do lote, liberando a fachada para a principal testada, garantindo a arquitetura uma relação direta com o pedestre e a cidade.
A disposição do conjunto se organiza em linha, com unidades paralelas umas as outras, divididas pela circulações verticais (escadas), produzindo a sensação de que cada “casa” repousa de forma independente sobre o embasamento das garagens.
O nível do estar é uma planta livre pra que os arranjos internos posso ser definidos por cada morador. Já o nível intimo dos quartos, posicionado no último pavimento está protegido por brises de madeira móvel que geram privacidade e controle da insolação leste-oeste.
Por fim, a estrutura em concreto protendido permite plantas flexíveis, adaptáveis as necessidades de mercado, do empreendedor e das famílias que viveram ali.