-
Arquitetos: Skidmore, Owings & Merrill
- Área: 24100 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Jon Miller _ Hedrich Blessing
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biblioteca em Chinatown Branch funciona como um novo ponto cívico, educativo e de encontro para a vizinhança chinesa em Chicago. Este novo projeto provê do tão necessitado espaço de convivência focado na inclusão de atividades comunitárias, e dirigido pela ideia de uma aprendizagem baseada nas novas tecnologias.
No exterior, o acômodo de vários painéis verticais são justapostos ao vidro ultra-transparente e de alto rendimento que reveste o edifício, maximizando a visibilidade tanto para o pedestre que passa no lugar, como para o usuário nos interiores da biblioteca. Durante a noite, o edifício se converte numa imagem vívida de uma lanterna no meio da escuridão. A entrada sul do edifício, com sua forma triangular suavizada, em combinação com a gentil circulação interior, referenciam princípios do Feng Shui, ressonando valores primários da comunidade.
No interior, o edifício de dois níveis, foi desenhando de acordo com a flexibilidade e uso. Os arquitetos tiveram a colaboração dos funcionários da Biblioteca Pública de Chicago para identificar as possibilidades de otimização no programa, encontrando a forma de incrementar o potencial de cada espaço no projeto: a área de encontro comunitária no térreo, a área infantil no primeiro pavimento, e o segundo pavimento voltado para jovens e adultos. Como o planejamento de um jardim chinês, cada espaço está articulado com a sala central do átrio, brindando claridade e coesão espacial.
Algumas das características sustentáveis do projeto incluem calefação radiante, tanques termais de armazenamento no subsolo, um teto verde, sistema de retenção de águas pluviais subterrâneo e tecnologias de iluminação natural. Uma tela de proteção solar integrada à cortina de vidro que reveste o edifício, reduz a incidência térmica solar sem comprometer as vistas, assim, a biblioteca consome 30% menos energia que a média, enquanto provê uma porcentagem de vistas em relação com a superfície do edifício de 70%.
SOM trabalhou em conjunto com Wight and Company. A biblioteca foi desenhada para alcançar a certificação LEED® Gold. O edifício funciona como uma peça arquitetônica conjuntural para o entorno e para o coração simbólico da comunidade.