- Ano: 2015
-
Fotografias:Brad Feinknopf
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de ampliação, a terceira fase de um master plan de três partes, consiste na renovação de 3530 m2 da ala de 1974, uma adição importante de 4645 m2 e o trabalho no terreno relacionado com uma nova entrada principal, relocação do jardim de esculturas e espaços ao ar-livre relacionados entre si. A visão de CMA é fomentar uma experiência dinâmica entorno de uma coleção de classe mundial, que coloca CMA na vanguarda de um novo movimento entre os museus de arte que centram-se não somente na arte, mas também nos visitantes e suas experiências com a arte e com os demais. A liderança de CMA possui uma forte visão de como estes espaços devem ser melhorados para servir melhor à sua missão. As prioridades identificadas para o projeto de expansão foram:
- Uma nova experiência de entrada;
- Expansão de espaços para eventos;
- Aumento de espaços para exibições e coleções;
- Uma nova loja e restaurante;
- Instalação de um novo jardim de esculturas.
Sob a direção do diretor do DesignGroup, Michael Bongiorno, o AIA, a equipe de desenho do museu de Keoni Fleming, José Mayer e Annie Neumer desenvolveu-se uma estratégia audaz e um desenho inovador. DesignGroup elaborou perguntas provocativas direcionadas ao CMA tanto sobre a relação do museu com a cultura contemporânea quanto sobre a relação física do museu com a cidade e seus cidadãos. Desde estas perguntas, o desenho evoluiu a partir da nossa profunda compreensão das particularidades do local, os imperativos das relações programáticas e a redefinição da relação do museu no seu contexto físico e social. O desenho do edifício, então, é um reflexo da ambição do museu em ser mais visível, relevante e conectado com a comunidade como ponto de encontro entre a arte, o público e a cidade.
O conceito de desenho do edifício é bastante simples: uma longa faixa de espaços de galeria no lado leste do local está separada da ala Ross por um hall e entrada cheio de luz que serve como elemento organizador central do projeto. A presença do museu ao norte e ao sul se anuncia através deu 'fachadas cinematográficas' que permitem a relação entre os interiores do museu e o bairro circuncidante. A explanada de entrada é um passeio coberto com uma suave inclinação definida pelo novo acesso, novo jardim de esculturas a oeste e um espaço verde ao longo da avenida Washington ao leste. Elementos do programa semi-públicos, como a loja e a cafeteria encontram-se estrategicamente localizados em relação aos espaços ao ar-livre a fim de proporcionar a quantidade máxima de ativação no térreo. O café é capaz de abrir-se plenamente a um terraço com vistas ao jardim de esculturas através de painéis de vidro dobráveis. O novo espaço para eventos especiais, axialmente relacionado com a Derby Court, encontra-se no segundo pavimento com vistas ao jardim de esculturas ao norte. O jardim de esculturas é acessado pela escadaria de um terraço ao ar-livre e serve como espaços de eventos especiais.