-
Arquitetos: Antonio Maciá A&D
- Área: 32 m²
-
Fotografias:David Frutos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto começou com a tarefa de colocar 7 máquinas enormes (4 máquinas de lavar e 3 secadoras) em um espaço minúsculo e irregular de 32 m² com pé-direito de 5,5 m. O nosso objetivo foi, desde o início, projetar um espaço agradável onde ficar enquanto se espera a roupa ficar pronta, bem como criar um conceito de marca poderosa para que o cliente pudesse utilizá-lo na concepção de futuras lojas.
Devido às pequenas dimensões da lavandaria e da grande quantidade de ruído produzido pelas máquinas, foi necessário prestar atenção às exigências acústicas. A fim de cumprir todos estes requisitos (ruído, falta de espaço e necessidade de conceito da marca) surgiu a ideia de projetar um varal. Uma centena de camisetas suspensas entrelaçadas que funcionaria como um forro acústico, mas também forneceria um conceito forte de marca, sem tirar qualquer espaço do solo.
A disposição em planta consistia em colocar todas as máquinas de uma forma que o espaço parecesse arrumado, limpo e mais amplo. Como resultado, as paredes que definem o espaço principal na loja são construídas traçando uma curva poligonal que auxilia na ideia de criar um agradável espaço homogêneo.