-
Arquitetos: Territori 24
- Área: 1652 m²
- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Centro Cívico é o primeiro equipamento social com certificado LEED Platinum para novas construções na Espanha.
Além de obter o certificado energético A, o projeto conseguiu o maior reconhecimento apostando em uma concepção global de obra, integrando arquitetura e soluções de eficiência energética. A obra combina espaços de grande qualidade para o usuário e uma sustentabilidade sem precedentes na Espanha, evitando grandes alardes tecnológicos.
No bairro humilde, isolado do resto da cidade, o novo equipamento dinamiza a trama social. Dentro dos 1700 m2 aloja um espaço de exposições, oficinas, um espaço destinado ao ócio e a formação de pessoas mais velhas e uma sala de atos aberta ao bairro.
Partindo de uma planta quadrada compacta de 40x40m, são feitos recortes em forma de pátio e são utilizados tubos solares e claraboias para dotar de luz natural todos os cômodos.
A cobertura é um jardim e a fachada dobra-se com uma vegetação. Assim consegue-se um espaço intermediário que filtra os visuais desde o interior. Esta segunda fachada ao mesmo tempo servirá de sistema anti-vandalismo e para a segurança dos usuários.
Os espaços interiores são tratados de maneira individual, estudando os requerimentos acústicos e sensoriais de cada aposento. A acústica modula-se com a utilização de painéis deslocados do teto de concreto aparente e cortinas que subdividem os espaços.
A sinalização feita a partir de projeções amórficas de textos, orienta os usuários ao mesmo tempo que utiliza um recurso econômico para dotar o espaço de singularidade.
Sustentabilidade desapercebida
A edifício consume 48% menos que um edifício padrão e produz, através de placas fotovoltaicas, 16% da energia consumida. O projeto está desenhado para que se mantenha refrigerado no verão embasando o conforto térmico na inércia e na ventilação.
100% da água utilizada para irrigação e para os banheiros provem da água da chuva. 93% dos espaços possuem luz natural, diminuindo o gasto com energia elétrica e melhorando a qualidade e conforto do seu interior.
Este é um edifício livre de agentes contaminantes, como mercúrio, garantindo a qualidade do ambiente. Inteiramente pré-fabricado e construído em seco, diminui o impacto e as emissões de todo seu ciclo de vida em 41%.
Inovação
A utilização de diferentes sistemas pré-industrializados permitiram otimizar o processo de execução. A estrutura é definida com um sistema de pórticos pré-fabricados de concreto. A fachada divide-se em duas tramas horizontais. Uma faixa superior de painéis pré-fabricados de concreto com ruptura térmica que incorporam acabamento, câmara de ar, isolamento e estrutura de suporte.
A faixa inferior é a que incorpora as aberturas de cada aposento em função da sua orientação e carga energética. As janelas são combinadas com um revestimento exterior de madeira tecnológica.
Aplicando estes critérios consegue-se construir um edifício altamente sustentável com um orçamento 34% inferior a um equipamento padrão na cidade de Barcelona.