-
Arquitetos: Arkitema Architects; Arkitema Architects
- Ano: 2015
-
Fotografias:Niels Nygaard
-
Fabricantes: Falcon Lifts, Jönsson inventar
VIA Campus Aarhus C é uma nova área do campus da Universidade VIA de Arhus, que reúne várias estabelecimentos no setor Ceres em Aarhus. Além disso, o projeto inclui o Centro de Serviços Educativos. O projeto é o resultado de um concurso de projeto para arquitetos convidados.
A estrutura do Campus VIA foi projetada sobre a base dos edifícios existentes na cidades; como "uma cidade dentro da cidade", que integra ativamente o espaço urbano e a natureza do vale em Aarhus. Quatro elementos chaves estabelecem a coluna vertebral do VIA Campus C: Praça do Conhecimento, Rua da Aprendizagem, Casa da Cultura e Setores de Aprendizagem.
A Praça de Conhecimento é um universo espaçoso com saída em vários níveis. Com seus lados abertos enfrentando a urbe, torna permeável as atividades interiores para a cidade. As grandes janelas da fachada geram um ambiente muito iluminado, que promove a sensação de ser parte da praça exterior.
A Rua da Aprendizagem é um setor plano, que varia horizontalmente com diferentes nichos. Estes criam tanto áreas resguardadas íntimas, como zonas abertas. Com sua passagem para os outros programas do campus, a rua convida aos mundos adjacentes.
A Casa da Cultura é um espaço robusto com grandes características e pé-direito alto. A ideia é criar um entorno cultural com um ambiente informal e aberto. Os Setores de Aprendizagem se unem ao redor dos átrios locais que recolhem a luz através de claraboias.
As múltiplas funções da área do campus estão integradas no edifício geral baseadas numa organização matriz. Esta forma de organização busca reunir as profissões em agrupações verticais e simultaneamente unificar as diferentes classes de forma horizontal.
A ideia é que as comunidades de competência e profissionalismo possam se desenvolver com proximidade e identidade, e ao mesmo tempo tenham flexibilidade e a opção interdisciplinar das profissões.
O conceito principal do projeto foi idealizado durante o concurso preliminar do projeto. A partir do qual se completou um extenso processo de desenvolvimento. A programação e o desenvolvimento de projeto tiveram uma cooperação exitosa entre VIA, seus usuários, construtoras, proprietário do terreno e a equipe de assessoramento total do conjunto.