-
Arquitetos: zanderroth architekten; zanderroth architekten
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os edifícios habitacionais em Christburger Strasse são surpreendentes devido a suas plantas flexíveis divisíveis. Não há paredes estruturais dentro dos apartamentos, o que permite a distribuição livre das plantas. Os únicos elementos fixos são os shafts e o elevador, que proporciona acesso direto a cada apartamento.
Devido aos requisitos de segurança para as saídas de emergência, foi desenvolvido um sistema especial que utiliza varandas contínuas no lado posterior, que se convertem em escadas de incêndio. Estas varandas também atuam como amplas áreas abertas protegidas. A parte frontal são vitrines, com grandes e elegantes vidros fixos, que dissolvem o limite entre interior e exterior.
Apesar do caráter moderno dos materiais, a fachada não é um objeto estranho, mas representa um bloco contemporâneo na cidade.
Os diferentes conceitos da fachada e seus contrastes se reúnem no pátio. Por um lado, as varandas de concreto aparente garantem a privacidade. Por outro, a fachada perfeitamente lisa de alumínio e vidro permite aos residentes decidir se querem se mostrar ou se esconder por trás das cortinas. A zona de acesso está rebaixada ligeiramente, permitindo que seja mais permeável entre as áreas públicas e privadas.
O projeto de desenvolvimento é gestionado como uma empresa conjunta na qual 27 participantes se uniram para formar uma empresa privada que realiza o projet ode construção sob sua própria responsabilidade, sob o guia da SmartHoming. As janelas são uma grande liberdade individual de desenhos e custos mais baixos, combinados com uma alta qualidade arquitetônica.