-
Arquitetos: Magén Arquitectos
- Área: 1113 m²
-
Fotografias:Pedro Pegenaute
Descrição enviada pela equipe de projeto. As considerações iniciais sobre o projeto de uma nova Prefeitura no centro histórico gira em torno de duas condições opostas: a integração do novo edifício no tecido urbano versus a singularidade exigida por sua condição representativa.
A resposta do projeto está articulada em torno de três mecanismos relacionados: a composição abstrata, a escala e singularidade dos espaços ocos e o uso do vazio como espaço gerador. As 'ações de subtração' operam em três níveis: o tecido urbano, com a criação de um pátio-praça de atividades, aberto ao interior de um centro histórico denso e colmatado; no interior do edifício através de vazios verticais e conexões visuais e espaciais que amplificam o espaço; e na fachada principal, configurando os elementos mais representativos - o pórtico de acesso e a varanda da Prefeitura - como fissuras na continuidade no plano da fachada externa.
Dado o significado especial deste terreno na estrutura urbana, o objetivo inicial do projeto era a configuração da área urbana da praça, através de uma nova fachada que destacasse sua presença institucional, e organizando os itinerários e espaços públicos internos como uma extensão do espaço urbano. A organização das plantas baixas posiciona os espaços administrativos nas bordas, e os espaços de circulação nas áreas centrais. Responde assim ao interesse de estabelecer conexões espaciais e visuais entre a praça, os espaços públicos internos e o pátio aberto, como demostrado na imagem de corte do projeto. A praça, o pátio, a circulação e os espaços de encontro se tornam então o núcleo do projeto.
O programa administrativo é distribuído em três pavimentos elevados e um sub-solo para os arquivos municipais. Os diferentes usos são estratificados por níveis, de acordo com seu caráter público ou restrito. Os espaços para os serviços ao cidadão estão localizados no térreo; o primeiro andar está o Gabinete do Prefeito - por trás da varanda - e o secretariado municipal, assim como a Assembléia Municipal. Uma escadaria externa conecta diretamente o hall ao pátio posterior, permitindo o uso de ambos os espaços - hall e pátio - em ocasiões especiais (como celebrações, casamentos civis, conferências, projeções...) independente do resto do edifício. Há ainda salas de reunião e espaços para grupos políticos que estão localizados no terceiro pavimento.