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Arquitetos: Pitsou Kedem Architects
- Área: 500 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Amit Geron
Descrição enviada pela equipe de projeto. A criação de uma linha, esse nascimento do ato visual, tem sido um ponto de encontro através da história da arte, ciência e tecnologia, desde os primórdios da escrita à abstração de desenhos rupestres e até as fórmulas matemáticas, todos estes fazem uso de grafia para expressar uma ideia nova. Uma linha em um pano de fundo escuro, seja ela curta ou comprida, fina ou grossa, por vezes expressa orientação ou movimento, outras vezes convergente ou divergente, conexão ou repulsão física. É uma de suas propriedades mais fascinantes que a própria extremidade que a linha desenha também rompe de maneira permanente mundos em dois. Uma única linha simultaneamente divide e conecta mundos separados.
Olhado de frente, se assemelha a uma operação monolítica de materiais com uma profundidade monocromática de cores. Três prismas retangulares, encaixados uns sobre os outros em uma composição pacífica, estável e suave, aparecem como pesados volumes.
Um segundo olhar mais exigente revela um encontro dramático de materiais tomados de dois mundos separados, massivos painéis de concreto e vidro criam uma parede semi transparente com uma linha decisiva que o atravessa.
As variações do vidro opaco produzem um aspecto ainda mais colossal de concreto que unifica a construção do edifício de forma mais natural. O vidro atua de forma que abraça a luz e a permite adentrar, controlando cada um de seus movimentos. Portanto, cria-se de forma mais linear uma paleta de luz, uma tela que recebe as variações, profundas e dinâmicas, que se adapta aos que passam através de seus raios de luz.
Dentro do restante dos vidros da estrutura, a linha evolui, com a força de uma pluma, enfatizando os movimentos da fachada oriental, pintando uma trama exposta dentro da fachada sul, executado através da utilização de janelas transparentes. Assim, enquanto que a fachada é uma criação abstrata e que conceitualmente assegura a mistura de identidade e função, a fachada posterior expressa graficamente a tridimensionalidade, sondagem da profundidade e a sensação de leveza e liberdade.
Ao olhar a fachada lateral compreendemos o processo da exposição e da iluminação começando desde a fachada opaca frente a rua, e que conduz às fachadas orientadas ao pátio e à piscina. Aqui é gerado uma escala de diferentes níveis de transparência entre as características e diferentes fachadas feitas dos mesmos concretos.
A entrada da casa se dá no lado oeste ao pátio com jardim a partir do sub-solo e que conduz às salas de estar, acompanhando os visitantes em diferentes degraus desde o exterior até o mundo interior.
As salas de estar possuem pé-direito duplo e estão face aos jardins do sul, visíveis desde a entrada da biblioteca no mesmo nível que as habitações privadas. Duas escadas conduzem à sala de estar, uma que desce à zona infantil e outra que sobe aos pavimentos adicionais; um que contém a sala de estar para as crianças e outro ao quarto dos pais.
Dois pátios se estendem ao exterior do setor das crianças, um que sobe para o pátio de entrada e outro que se estende ao longo da parte oriental proporcionando luz, ar e uma abundância de privacidade. As esquinas do piso são executadas para proporcionar espaços de sentar, contam com um pátio privado e uma quadra que compõem o mundo privado das crianças.
O projeto do espaço e sua dispersão sobre quatro planos cria em cada um a sensação de privacidade máxima, e ainda que nenhum deles está exposto em sua totalidade, cada um deles podem aceder de maneira cômoda ao exterior. Desde modo se cria uma estrutura de concreto e vidro de várias transparências, os materiais se distanciam entre si enquanto o visitante circula através da estrutura.