O escritório Schmidt Hammer Lassen Architects (SHL) iniciou a construção de um novo clube e galeria em GaoYao, China - um distrito montanhoso localizado 100 quilômetros a oeste de Guangzhou. O projeto, focado em "espaço, luz, perspectivas e programa", foi concebido para um novo empreendimento de residências de luxo na base de uma montanha próxima. O novo clube e galeria se localiza no centro de um lago e será concluído no início de 2017.
"Este projeto escultural foi desenvolvido em conjunto com um mestre de Feng Shui, respeitando as angulações de acesso e sua localização na área", comentou o escritório.
Dos arquitetos: O conceito da proposta deriva da posição do projeto no coração do terreno, buscando otimizar a vista para as montanhas ao redor, para o céu e para a água. Três espaços distintos se unem sob uma cobertura única, cada um com vistas panorâmicas para a exuberante paisagem. Sua presença e qualidades esculturais são marcadas por um simples gesto caligráfico.
O projeto paira sobre o topo de um açude e a chegada dos visitantes ao clube acontece através de uma passarela estreita. Os diferentes espaços se conectam com a mudança de nível, fazendo do edifício parte integrante do lago.
O programa do clube é claro e simples. O edifício é dividido entre as principais diferentes funções - um grande saguão artístico, uma sala de vendas e um lounge. Os espaços se conectam numa progressão linear, proporcionando diferentes relações e vistas para os arredores. A cobertura se torna uma quinta fachada, dando ao pavilhão uma aparência diferente por todos os lados.
Internamente, o espaço é completamente livre de colunas, com toda a estrutura oculta pelas paredes externas e janelas panorâmicas.
A nítida organização do edifício é exaltada por um limitada paleta de materiais. O piso de madeira clara conecta todo o espaço interno, ao passo que o exterior é revestido de painéis verticais de granito cinza, refletindo o sol e o movimento da água.
O Feng Shui orienta o edifício de acordo com as melhores angulações, definindo as entradas em 120, 240 e 345 graus.
Arquitetos
Localização
Gaoyao, Zhaoqing, Guangdong, ChinaColaboração
Thomas Chow ArchitectsEngenharia estrutural
Dress & Sommer, StuttgartÁrea
3.160 m²Ano do projeto
2017Fotografias
Luxigon, Schmidt Hammer Lassen Architects