Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício do bloco administrativo do campus da Universidade Federal do Ceará no município de Crateús é o primeiro do conjunto de blocos previstos pelo plano diretor desta unidade acadêmica. O edifício tem uma dupla função: a de abrigar o programa administrativo do conjunto e a de servir como portal de entrada para o campus, moldando, assim, a forma do edifício, que é bipartido por uma inflexão em sua forma que separa um trecho edificado e fechado e outro aberto e fluido.
O acesso, pelo trecho aberto, mais do que edifício é uma grande sombra de pé direito duplo, que gera uma área de encontro e convívio. Este espaço, deliberadamente sem uso definido, vai mudando ao longo do dia, uma vez que, de um lado, possui um jardim que recebe a luz desenhada por um conjunto de pergolados, e do outro tem o reflexo da paisagem e do por do sol refletidos na esquadria de vidro de acesso à parte mais fechada do edifício.
Em contraponto, a parte que abriga o programa administrativo apresenta-se como um volume hermético onde quase não se vê o que acontece em seu interior, seja pela esquadria de vidro espelhado da entrada, seja pela pele de cobogós na fachada posterior (norte) que as protege da insolação direta, seja pela fachada frontal (sul), opaca e com iluminação zenital. Estes artifícios contribuem tanto para um isolamento maior do seu interior em relação ao exterior quanto para que o programa possa receber alterações futuras mantendo o caráter externo do prédio. Internamente, uma recepção de pé direito duplo distribui os fluxos nos dois pavimentos. No térreo, estão as salas de diretoria e secretaria, além dos serviços e um conjunto de banheiros e vestiários. No pavimento superior se encontram as coordenações e uma bateria de banheiros com copa. Estes ambientes são conectados por um corredor, que deixa de ser apenas espaço de circulação e também pode funcionar como estar e encontro.
O caráter austero do elevado pé direito é amenizado pelos acabamentos do edifício. Mais do que diferentes materiais, se trabalhou com possibilidades de diferentes jogos de luz e sombra, aproveitando a forte insolação de Crateús. O contraponto de acabamentos brancos e escuros ressalta esse artifício.