Walden 7 é um projeto que aplica algumas das mais antigas ambições de Ricardo Bofill, abordando grande parte dos problemas da vida urbana moderna. Construído em 1975, localiza-se no mesmo lote de The Factory, sobre as ruínas restauradas de uma antiga fábrica de cimento. O projeto foi concebido a partir de investigações deste renomado arquiteto espanhol, com a ideia de proporcionar espaços e jardins públicos para que os residentes pudessem desfrutar de uma melhor qualidade de vida.
O edifício consiste no conjunto de catorze pavimentos de apartamentos, agrupados em torno de cinco pátios internos, com duas piscinas na cobertura. Com poucas exceções, cada apartamento tem vista tanto para o exterior como para algum dos pátios internos. Em vários níveis, há um sistema complexo de passarelas e varandas para os acessos, produzindo uma variedade interessante de paisagens e recintos.
A fachada externa tem a aparência de uma enorme fortaleza, completamente pintada em vermelho. Abre-se para o exterior através de grandes aberturas, que são como janelas urbanas, com diversos andares de altura. Os pátios têm um tratamento animado por causa das tonalidades intensas de azuis, violetas e amarelas das fachadas. O pátio principal, localizado na entrada do edifício, é uma extensão da rua e da praça, e serve para utilização dos moradores.
A organização dos espaços é altamente variável. As unidades consistem em diferentes combinações de módulos de 30 metros quadrados, distribuídos entre um ou dois pavimentos. As habitações variam desde estúdios de um único módulo até apartamentos de quatro módulos.
O aspecto mais interessante do projeto é a maneira atípica de abordar o bloco habitacional. Dezoito torres, sete pátios, um grid modular mas não sistemático e um extenso espaço público criam um labirinto vertical, sem repetição ou uniformidade.
-
Arquitetos: Ricardo Bofill
- Área: 31140 m²
- Ano: 1975
-
Fotografias:Denis Esakov, Steve de Vriendt