-
Arquitetos: MEIUS Arquitetura; MEIUS Arquitetura
- Área: 60 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Izabel Diniz
-
Fabricantes: Bautech, Coral, Leroy Merlín, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. O loft está localizado na antiga garagem/oficina da residência construída pelo próprio Henricão na década de 50, localizada no bairro do Horto em BH.
O projeto surgiu a partir da necessidade do Vovô Henricão (Henrique Fernando Tetzç) em ter um novo local para morar com acessibilidade, uma vez que o acesso a área interna da casa acontece por uma escada muito comprida e o vovô com seus 92 anos (20/04/1923) não mais conseguia vencer todos os degraus de uma forma fácil. E com isto ele passou a alugar a parte da casa onde ele morava para a maternidade vizinha.
Dessa forma em 2013 tivemos junto com ele a ideia de "habitar" o espaço onde ele trabalhou por toda sua vida consertando eletro-eletrônicos, a garagem/oficina. O espaço estava jogado às traças sem uso, abandonado.
A área total do ambiente é de aproximadamente 60m2, divididos entre o térreo (36m2) e mezanino (24m2). O custo da reforma foi de aproximadamente R$30.000,00, considerando tudo, desde aparelhos, materiais da reforma, mão-de-obra,etc. O tempo de reforma foi de aproximadamente 2 meses.
Nossa opção foi deixar a área social e a cama do vovô no primeiro pavimento, juntamente com o banheiro. Tudo isto integrado com a cozinha e área de serviço, sendo possível o isolamento entre eles a partir de uma cortina.
No mezanino locamos uma área de convívio entre os familiares e duas camas/sofá que servem de apoio para os familiares e outras pessoas que diariamente revezam a companhia noturna com o Henricão. No mezanino criamos também uma varanda que tem contato com a rua, onde ele possui uma pequena horta, cultivada por ele para passar o tempo. Ah! Tivemos também que ajustar a escada de acesso ao mezanino, criando mais dois degraus, pois a existente possuía espelhos muito altos, com aproximadamente 25cm.
Outro ponto que você irá observar é que optamos por destacar a fachada do loft, dando um tratamento com pintura caiada e colocando um gradil metálico desenhado por nós, onde é possível observar o crescimento de umas trepadeiras plantadas pelo vovô.