-
Arquitetos: Candida Tabet Arquitetura
- Área: 1604 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Cristiano Mascaro , Fran Parente , Romulo Fialdini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma equação sócio-cultural se apresentou, ao sermos convidados, um escritório de arquiteto brasileiro de SP, por um casal americano de NY, para projetar uma casa de veraneio, em José Ignácio, Uruguai.
Observamos as construções locais com intenções de capturar e seqüestrar traços regionais habituais. Notamos uma contemporaneidade maciça, onde raras unidades escorregam no passeisme. As casas de José Ignácio têm estilo José Ignácio, mesmo as arquiteturas despretensiosas.
Ficamos encantados com o legado de Eládio Dieste, engenheiro de formação, arquiteto honoris causa e suas obras em tijolo aparente, um material muitíssimo popular e largamente utilizado no passado.
Observamos também nossos clientes, Anne, franco-americana, decidida, entusiasmada, linda e grande cozinheira, mãe atenta e cuidadosa de Julian e Max (14 e 15), e Bill, seu marido. Em nossos rápidos encontros apontou seu interesse por motivos gráficos, o que nos levou a salpicar os espaços exteriores com pérgulas que, ao caminhar o sol, projetariam sobre as grandes paredes, na forma de luz e sombra, um grafismo abundante e mutante.
Para a mãe atenta que se mostrou nossa cliente, observadora de todos os movimentos, previmos uma planta onde a circulação, através de uma passarela que percorre a casa pouco compartimentada, expõe seus transeuntes.
Inserts metálicos sustentam esta passarela, um grande anel em balanço, que circunda e conecta internamente a área central, do living room, com as suítes no pavimento superior. A arquitetura transita por soluções estruturais independentes com materiais variados. As empenas de tijolos aparentes definem os quatro volumes principais que resultam as áreas funcionais como cozinha / sala de jantar / suítes. Os enormes volumes perpendiculares, projetados para o exterior e com a cobertura única e altíssima, define as áreas de convívio comunitário. As salas e varandas estão interligadas por dois eixos comuns, transversal e longitudinal, como o olhar de Anne que tudo vê e percebe. A cozinha, descomunal, parque de diversões para a dona da casa e provavelmente futuro deleite para seus convidados, os sortudos.
Na decisão do revestimento principal, optamos por homenagear o Eng.º Eladio Dieste e vestimos a casa com tijolos aparentes, que acumulados no grande cubo, resultaram antagônicos, um monolítico de mosaico, homogeneizado pela escala monumental das paredes. As madeiras dos pergolados e terraços que compõem as fachadas exploram os recursos das instalações em balanço, exceto naquela do grande vão da fachada oeste, definida por mãos francesas, técnica mais primitiva.
The wooden pergolas and terraces that shape the facades explore the cantilevered solutions, except the large span of the west façade, defined by consoles, a more primitive technique.
Também não nos esquecemos de Figari, pintor uruguaio e provocamos o enquadramento do encontro do céu e pastagem nos largos e altos vãos direcionados ao exterior, retratando por meio de (ou através) largos e abundantes vãos, o colorido azul e verde definidos no horizonte dos Pampas, como é chamada a tão característica planície, paisagem dominante na região.