- Área: 17000 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Hufton+Crow
-
Fabricantes: Parklex Prodema, RIW
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ayre Chamberlain Gaunt completou seu primeiro grande projeto na forma de um empreendimento de uso misto de larga escala em Brent, norte de Londres. O projeto foi escolhido em 2011, contra a forte concorrência. A proposta garantiu o contrato após convencer o cliente a começar a partir de princípios básicos e construir um esquema totalmente inusitado, maximizando o valor local.
O novo empreendimento é composto por quatro blocos, compreendendo 144 unidades residenciais, 1800m2 de instalações de escritórios e cinco unidades moradia/ trabalho, bem como lugares de estacionamento subterrâneos. O esquema responde à necessidade de habitação na área, proporcionando uma mistura de maior que a média de 2, 3 e 4 dormitórios por unidades, 3- duplex e 4 quitinetes.
A qualidade arquitetônica e a qualidade dos materiais criam edifícios que são contextuais e contemporâneos, refletindo a história urbana industrial da área. O tijolo é o componente principal nos edifícios A - C. O edifício D é diferente na aparência por ser revestido em madeira, refletindo tanto sua orientação quanto seu uso, contendo uma área significativa para uso B1. Estes materiais trazem uma qualidade atemporal aos edifícios.
O tratamento na fachada tem sido um elemento-chave em todo o processo de projeto. Os três edifícios de tijolos foram concebidos com uma composição única para a rua da frente, cada um apreciando a sua própria identidade.
As fachadas principais compreendem um ritmo cuidadosamente considerado de varandas recuadas e apresentam telas de tijolos perfurados. Para evitar a repetição, os apartamentos foram projetados de modo que são capazes de mudar de planta baixa. As telas de tijolos perfuradas adicionam interesse visual à fachada, proporcionando privacidade aos moradores.
O bloco posterior apresenta uma composição mais marcante através das suas sacadas de diferentes larguras e profundidades que criam uma fachada dinâmica como plano de fundo perfeito para os blocos da frente, relativamente tranquilos.
Unidades de moradia / trabalho, de pé-direito duplo, posicionadas em frente ao edifício, concebidas em colaboração com ACAVA (Associação para o Avanço Cultural através das Artes Visuais), adicionam uma animação ao nível da rua.
Amplos espaços de estar são fornecidos com um 'espaço de jogos' ao norte do local. Os espaços do pátio são projetados para incentivar a interação social entre os moradores. Todos os apartamentos excedem os padrões espaciais do Guia de Habitação de Londres e apresentam comodidade de um privado na forma de grandes varandas e terraços.
Ao longo do projeto melhorias de processo foram feitas para o domínio público em geral. A garantia de melhores vias e a implementação de mais árvores ajudaram a melhorar a área local e beneficiar a comunidade existente e os futuros moradores. Uma nova área controlada "zona home 'minimiza todos os tráfegos, exceto o acesso de veículos essencial, criando assim um melhor domínio dos pedestres.
O paisagismo (por Ayre Chamberlain Gaunt) foi projetado para otimizar o valor de utilidade dos espaços comuns, estimulando um senso de comunidade e engajamento. O paisagismo também proporciona privacidade ao nível do térreo, enquanto os núcleos de circulação são cuidadosamente posicionados para garantir a vigilância passiva.