Descrição enviada pela equipe de projeto. Na década de 1960, o arquiteto Rudi Krastiņš projetou uma modesta residência em uma quadra acentuada em Canberra, no subúrbio de Red Hill. Quarenta anos mais tarde T + AA foram contratados para transformar a estrutura existente em uma nova e graciosa residência com moderna comodidade de estar. O projeto levaria 14 anos para ser completado (em dois estágios) e utiliza alvenaria, madeira, vidro e aço para reformular projeto conferindo uma visão excepcional do centro de Canberra.
Fase 1: abordando o lado posterior; para fornecer vida e entretenimento aos espaços - tanto interiores e exteriores, uma cozinha, dormitórios e banheiros. plataformas elevadas expansivas conectadas à um nível inferior com piscina por uma escada de aço e madeira foram projetados. O aço é usado para alcançar grandes vãos, além de ser expressivo e criar uma nova clareza estrutural e tectônica.
Fase 2, enfatizou o lado da rua e envolveu uma nova entrada e galeria, suíte de hóspedes, pátio, estudio, garagem e paisagismo.Um dos requerimentos era que a casa exibisse uma forma generosa e animada na sua fachada voltada à rua. A galeria conecta o novo trabalho com o primeiro estágio - a galeria utiliza uma parte sul do projeto para trazer a luz difusa e ventilação profundamente no interior.
As novas formas de telhado são exageradas em altura para compensar o fato de que a casa tenha se estabelecido a partir do nível da rua e para remeter o grande telhado original. A nova fachada da rua é re-dimensionada para fornecer uma presença bem proporcionada e explorar as sobreposições de claro e escuro, cheio e vazio. Os tons quentes da madeira atuam como uma lanterna para a rua e a contínua utilização deste material em toda a casa, confere uma assinatura ao projeto.
As paredes e tetos da galeria são detalhados para minimizar as sombras e para dispersar a luz ao sul. As claraboias repetidas são suportadas em estruturas de aço fino. As colunas de aço enquadram as aberturas e definem as paredes de exibição. O "deslizamento" entre as formas do telhado e da estrutura metálica de apoio tem um efeito dinâmico sobre o espaço.
O aço também é usado como parte de um método inovador para suspender as obras de arte, que utiliza ímãs para fornecer flexibilidade total e 'pendurar' sem ter de perfurar as paredes.
Toda a iluminação utilizada é de baixo consumo de energia e a galeria é iluminada através de um friso contínuo de LED da parede que inundam os espaços com luz ambiente.
Ewer Constructions, a construtora para a fase 2, trouxe grande habilidade e sensibilidade para um projeto complexo e sua equipe de subcontratantes, entregando um produto de excelente qualidade. E, o que é essencial para qualquer bom projeto, os clientes participaram ativamente em todas as partes.
INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Este projeto incorpora as seguintes iniciativas de desenho ambientalmente sustentável:
-Construção de tijolo duplo com isolamento rígido, fixado no centro de uma cavidade de largura, isolando a pele exterior do tijolo da pele interior. Isto permite que a massa térmica do tijolo interior esteja disponível para suavizar as mudanças de temperatura internas.
-As lajes de concreto são isoladas ao redor do perímetro e incorpora aquecimento a gás.
-Toda janela e porta de vidro é uma unidade blindada com vidros duplos.
-Ventilação cruzada natural é promovida através da grande altura das coberturas ajustáveis e do pátio linear.
-Coberturas altamente isoladas e paredes superiores.
-Captação de água da chuva e armazenamento para irrigar o jardim.
-Aquecedor solar para água quente à gás.
-Re-utilização do tecido original e da estrutura da casa, utilizando a energia incorporada nestes elementos.
-Telhado fotovoltaico de 2,4 kw.
-Luzes energeticamente eficientes.