A Bienal de Arquitetura de Veneza é a exposição internacional de arquitetura de maior relevância a nível mundial, onde se juntam os nomes mais proeminantes e relevantes da área. Para a edição deste ano, a GAAF - Global Art Affairs Foundation - convidou o português Ricardo Oliveira Alves para contribuir com a área de fotografia de arquitetura, que pela primeira vez é englobada na exposição.
Ricardo é o único fotógrafo português a participar na exposição “Time - Space - Existence”, com curadoria da GAAF. Sua vasta experiência, sempre com uma perspetiva artística e criativa muito próprias de abordagem ao mundo arquitetônico, levaram-no a desenvolver projetos destacados, rendendo-lhe um A+ Awards por um de seus filmes ArchiLapse (timelapse de arquitetura) do projeto “The Fragrante House”.
Exposição "Time - Space - Existence"
Do artista: Não basta apenas passar pelo tempo e pelo espaço, em algum lugar temos que deixar vestígios de nossa existência. Neste contexto, apresento minha percepção da existência humana através da arquitetura -- matéria consolidada da presença e manifestação da existência do ser humano.
É frequente que não exista projeto por trás da quantidade esmagadora de imagens que encontramos todos os dias; tampouco alguma ética. Todavia, isso nem é notado devido à ausência de 'alfabetização' visual ou atitude na compreensão das imagens; não se vai além de suas atraentes superfícies. Muitas pessoas podem se sentir bem com isso. Eu não. Walter Benjamin disse, e eu concordo, que "os analfabetos do futuro serão aqueles que não conseguirem ler uma fotografia."
Então chegamos ao ponto em que "Tempo – Espaço – Existência" se mesclam em uma experiência holística graças àqueles aspectos que não se pode recriar artificialmente se você não tem esta relação especial, se você não sente as vibrações que procuro destacar, talvez porque eu também seja um músico. Vamos chamar de empatia, ou, mais precisamente, "empatia cognitiva" ou "tomada de perspectiva". Como fotógrafo de arquitetura, necessito a habilidade de identificar e compreender os espaços como se fossem emoções, pois sou eu o mediador entre o arquiteto, seu projeto e o público.
As fotografias que exibirei em Veneza são um reflexo, um ensaio sobre a contemplação da luz (tempo) no espaço, impressas em Alucobond, um suporte atemporal para um pequeno instante de nossa existência inscrita no espaço.
Título
Time - Space - ExistenceTipo
ExposiçãoDe
28 de Maio de 2016 12:00 AMAté
27 de Novembro de 2016 12:00 AMOnde
Palazzo Mora - Bienal de Arquitetura de Veneza 2016Endereço