-
Arquitetos: Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa; Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa
- Ano: 2014
-
Fotografias:Manuel Aguiar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é composta por dois corpos. Um apenas de um Piso disposto paralelamente à Av. Das Laranjeiras, e um outro composto por 3 pisos (Cave, Rés do chão e Andar), que apresenta uma ligeira torção relativamente ao primeiro, implantando-se paralelamente à pendente do terreno, tirando partido da plataforma do terreno.
A entrada para a habitação é feita a Norte, através de um hall que articula os dois corpos e que se abre a Sul sobre um pátio definido pelos 2 volumes dacasa.
No corpo mais baixo, a Poente, localiza-se a zona de lazer, gozando de maior independência e autonomia funcional.
É um edifício bastante transparente, usufruindo a Poente do sol da tarde e a Nascente da relação visual com o pátio e com as salas de estar da habitação situadas no outro corpo.
No Corpo Nascente localiza-se a habitação propriamente dita, distribuída por 3 pisos. Na cave as áreas técnicas de arrumos e de serviço, no Rés do chão as Zonas sociais e no 1º andar as Áreas íntimas.
Este corpo abre-se a Nascente, ao sol da manhã, e ao verde de perder de vista, que se estende muito para além dos limites da propriedade. As zonas de estar abrem-se também a Poente, à privacidade do pátio contido entre os dois corpos.
O volume do piso 1 pousa sobre o do rés-do-chão como que de uma caixa se tratasse, e que se abre quase exclusivamente a nascente, com as aberturas dos vãos dos quartos e com os banhos a marcarem o alçado como volumes salientes, formando varandas entre eles.
Uma escada exterior que liga a cave ao terraço das salas.