-
Arquitetos: Rife Design
- Área: 300 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. O renomado chef espanhol Ricard Camarena se uniu ao arquiteto Francesc Rifé pela quinta vez para projetar seu novo restaurante, Habitual, um projeto contemporâneo com características marcantes em todos os espaços.
Usando o conceito de "campo local", uma escolha precisa de elementos, como um único material, a madeira, e a forma mais significativa na gastronomia, o círculo, foram utilizados e implementados em todo o restaurante para criar um espaço acolhedor sem excessos. As aberturas circulares nas paredes criam um ambiente único e são uma reminiscência de um prato, um copo ou uma xícara de café. Eles são as diretrizes para o projeto.
O nome Habitual está alinhado com os valores do seu slogan: "Comfort food", e foi escolhido para refletir a identidade do restaurante: o luxo do espaço, o aconchego e a integração acolhedora das características de um restaurante limpo e sem muitos detalhes. O Habitual foi concebido para se destacar como um lugar de conforto e aconchego. Para isso, a madeira foi usada em todo o espaço, isolando ruídos, ao mesmo tempo apresentando uma disposição interior com elementos contínuos, com personalidade.
Tudo foi inspirado pela assinatura da cozinha do chef Ricard e aparece em elementos 3D em cerâmica, como por exemplo alcachofras, cenouras, peixes e carnes.
As aberturas circulares, de um ponto de vista técnico, contribuem como condutores de som, criando uma ambiência única para os clientes. Como uma extensão da ideia do círculo, o nome Habitual foi impresso em placas de cerâmica, enquanto a iluminação foi integrada nos furos no teto. Por fim, os furos variam em tamanho e é possível armazenar rolhas nos furos maiores, que formam uma figura de um peixe.
Criando um senso de curiosidade, os buracos no interior do restaurante permitem que os clientes vejam a rua, e para os transeuntes, que vejam o ambiente íntimo no interior, sem a necessidade de janelas tradicionais.
Em homenagem ao passado, os canos tubulares vermelhos da cobertura e da estrutura original foram mantidos aparentes e intactos. A única mudança aqui foram pequenos furos para colocar a iluminação, com o resto da iluminação colocada em lâmpadas incandescentes suspensas, criando um ambiente caseiro e íntimo.
Uma das fachadas esconde dois anexos: um para aulas de culinária e outro usado como depósito. Ambas as áreas têm acesso frontal com portas pivotantes de vidro.
O restaurante fica dentro de um shopping center e tem uma área de 300 metros quadrados, com espaço suficiente para acomodar até 120 pessoas.