-
Arquitetos: Atelier BNK
- Área: 2641 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Koji Sakai
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um centro comunitário na região de Soya, da cidade de Toyotomi. O projeto complementa as necessidades do município, jardim de infância e hospital vizinhos, além de criar uma rede unificada das instalações. O objetivo era criar um lugar para os cidadãos de todas as idades mediante a adição de uma biblioteca e um pequeno salão multifuncional, enquanto é mantida a escala global do pequeno centro.
Para frear o consumo total de energia, a área das paredes exteriores foi reduzida sobre a base de uma planta retangular, e a carga de calefação foi reduzida mediante o uso de janelas. Nas quatro áreas de entrada, o pavimento retangular é cortado para formar um pátio que guia a luz natural no edifício.
No interior do edifício de madeira, um núcleo de concreto formado por elementos de resistência sísmica está disposto em conformidade com módulos de madeira. A distribuição cuidadosa de pátios e núcleos de concreto permitem que as diversas funções do espaço sejam demarcadas livremente, enquanto é mantida e a escala e o brilho apropriado.
A estrutura de madeira laminada de abeto Sakhalin, os móveis de carvalho japonês, o revestimento de diatomita vermelha nas paredes de concreto, são todos materiais locais. O método de junta vertical utilizado na chapa de aço galvanizada nas paredes exteriores é um método de construção de baixo custo e durável utilizado em instalações industriais da região.