Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Jingyuan No. 22 transforma um antigo galpão de algodão, com uma área de 330 metros quadrados no térreo, em um espaço de coworking para as jovens empresas de finanças por internet.
O conceito do projeto, originado a partir da concentração de interesses e a flexibilidade do espaço, foi conectar o espaço empírico ao pensamento da internet. O arquiteto criou um espaço interativo com múltiplas possibilidades de trabalho, além de diferentes cenários e narrativas possíveis a partir de divisórias móveis e do controle da luz natural.
Montagem Espacial
O principal elemento organizador, uma estrutura em aço de dois pavimentos, permite construir uma nova ordem espacial no galpão Jingyuan No.22.
Cada pavimento possui um sistema próprio de circulação organizados ao longo do pátio central. O principal espaço de conferências, com uma parede branca especial para projeções internas no pátio, conseguiu ser o centro visual de todo o edifício, mas também uma considerável área funcional onde está localizada a principal sala de reuniões e de entretenimento da empresa. O espaço aberto de trabalho em torno do pátio, garante a eficiência no trabalho em equipe e a comunicação entre os funcionários.
Anexados à área principal de conferências estão a cafeteria, o estar fundido com a entrada secundária, a área de biblioteca no pavimento superior, e a grande escada de OSB. Estes podem ser adaptados para um uso de área discussão para grupos independentes, ou para um trabalho em equipe, inclusive em pequena escala, para programadores temporários. Como resultado, a montagem linear do trabalho foi apresentada em diversos contextos de trabalho. Além disso, o espaço encontra-se em contínua evolução ao adaptar-se a novos projetos em equipe, garantindo o funcionamento diário de novos empregados quando as estações de trabalho fixas sejam insuficientes.
A entrada principal, similar a uma caixa escura, foi equipada com suportes para bicicletas nas paredes, o que beneficia os entusiastas do ciclismo. As escadas pretas conectam a caixa de acesso e conduzem os funcionários diretamente ao espaço de trabalho, formando uma circulação interna. O acesso secundário, localizado a oeste da construção, conta com a escada de emergência. Por outra parte, a fim de enriquecer a circulação vertical, os programadores podem acessar rapidamente os banheiros e dormitório no térreo por meio de uma "via ninja" sutilmente construída, um tobogã escondido nas paredes divisórias.
Esta colagem funcional cria a sensação de um cenário cinematográfico com uma circulação espacial fluida que gera uma sequencia espacial tridimensional.
Saudação ao Sol
Neste projeto, além da criação de um escritório para mais de cem pessoas, outro objetivo para o arquiteto era introduzir luz natural aos ambientes.
Três novas aberturas zenitais solucionaram o problema de iluminação interna de Jingyuan No. 22, que está severamente bloqueado por um edifício ao sul. Duas delas foram instaladas uma ao lado da outra, sobre o pátio, permitindo uma maior quantidade de luz no espaço principal de reuniões. A terceira foi implantada na parte leste para gerar claridade no espaço de escritório. Durante o inverno, o sol pode brilhar diretamente no térreo quando diminui o ângulo de elevação solar. O céu azul e as nuvens brancas são demarcadas pelas aberturas zenitais com o estilo surrealista de René Magritte, permitindo aos programadores que se desliguem temporariamente da realidade ocupada do trabalho.
Blocos de vidro translúcido substituíram metade da antiga parede de tijolos vermelhos na fachada oeste, proporcionando uma suave iluminação, agradável para o espaço público interno e que evita o problema da orientação oeste. Por razões de controle de custos, o arquiteto não substituiu as janelas originais, mas foram instaladas persianas para facilitar o ajuste por parte do funcionários na parte interna a qualquer momento. No verão, o fechamento das persianas desempenha, ainda, a função de isolamento térmico.
Agora, com um clima agradável, o edifício depende, basicamente, da iluminação natural, e as pessoas podem experimentar as mudanças da mesma ao longo do dia e do ano. A cada manhã, no começo de um novo dia, os programadores cruzam a entrada por meio da caixa escura e, simbolicamente, encontram seu próprio cenário narrativo em Jingyuan No.22.