- Área: 6700 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Shen Zhonghai
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao longo de sua vida Mu Xin era uma figura complexa e estimulante. Foi um artista célebre de paisagens e pinturas abstratas, poeta e escritor. Nosso projeto para este museu é inspirado na complexidade da obra do artista, assim como em sua escritura, formada por sua existência entre as culturas de seus países de origem e adotivos. Mu Xin não foi apenas afetado pela agitação pessoal e externa que rodeia seus anos de formação, como também por sua detenção durante a revolução cultural na década de 70 e seu autoexílio ao ocidente. Sobe a influência destas experiências e sua formação clássica, Mu Xin criou espaço não apenas na pintura de múltiplas camadas, evocadora de suas paisagens abstratas, mas também em seus escritos. Através deste trabalho, o artista demonstra a expansão ilimitada da mente dentro das limitações físicas reais. A reflexão da obra de Muxin é ilustrada através do projeto do edifício, vista na série de ambientes flutuantes interconectados e suas fachadas de concreto, que evoca suaves pinceladas de aquarela.
No início deste projeto, pensamos cuidadosamente sobre sua localização e a posição do museu, tendo em conta a preservação histórica de Wuzhen, cidade natal de Mu Xin, e a antiga Beijing-Hangzhou Grand Canal, que nos últimos anos ajudou a alimentar a esplêndida cultura da cidade. Em Wuzhen, experimenta-se uma densa paisagem de centenários canais, ruas, mercados, pátios, pontes e terraços. Seguindo o exemplo da trama urbana de 1000 anos de idade da antiga cidade de água, o museu em si é uma paisagem de intersecção de experiências. Uma série de concreto aparente in-situ e com cor em variadas secções e relações com o canal e a "rua", acolhendo experiências singulares como galerias e os elementos do programa que convidam a passear pela "paisagem".
Com a sempre cambiante qualidades dos espaços criados pela intersecção dos volumes, os limites da "rua" e a borda d'água, o visitante experimenta uma expansão do espaço não apenas no âmbito físico, mas também como uma ponte no complexo mundo de Mu Xin.