-
Arquitetos: Ae Arquitectos
- Área: 2800 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Héctor Santos-Díez
-
Fabricantes: Grohe
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na cidade de Gijón, justo em frente ao porto industrial, desfrutando de grandes vistas sobre este e a cidade. O terreno possui um grande desnível e se separa da avenida de acesso por um talude de aproximadamente quatro metros de altura, que é recortado para originar a entrada principal.
O espaço de velórios é concebido como um volume alongado e perfurado regularmente por uma série de pátios, que estabelecem relações na forma de se assentar no terreno. Pela parte alta do terreno, o projeto pretende se integrar totalmente com o entorno, por esta razão, o volume está praticamente enterrado, deixando aparente apenas a cobertura vegetal, assim este passa despercebido a partir desta área. Em troca, a partir da parte mais baixa do terreno, o projeto é visto como se este volume alongado estivesse suspenso.
O volume principal se apóia sobre outro volume que sai do terreno e é o que acolhe todo o programa público do edifício enquanto o volume inferior é de uso privado. A diferenciação entre os dois volumes, também é evidente em sua materialidade. No volume superior pretende-se utilizar um material branco e liso, para torná-lo mais imaterial, enquanto no volume inferior se concebe algo mais estereotômico, motivo pelo qual se opta por um material com textura e de cor escura. No volume principal cabe destacar a presença de um grande balanço, que possui as melhores vistas.