-
Arquitetos: Moohoi Architecture Studio
- Área: 37 m²
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. Comecei o projeto com atitude otimista e despreocupada, pensando que em qualquer momento poderíamos recuperar os recursos caso fosse necessário utilizá-los em outra localização, mas o projeto se tornou maior do que eu pensei.
As vantagens de usar recursos disponíveis é que são fáceis de encontrar em qualquer lugar e em qualquer momento, são uma solução rápida, pode-se encontrar trabalhadores facilmente e ajudas com um programa de construção bem balanceado. Além disso, se o edifício é determinado como ilegal, é fácil de demolir ou destruir já que ainda se está no processo de construção.
O professor Tomii Masanori disse a seus estudantes durante suas conferências sobre esta casa que "nada nesta casa pode se encontrar em catálogos", se referindo ao feito de que a casa foi equipada com produtos artesanais ao invés de produtos comerciais. Ainda foi mais difícil do que se pensou originalmente, o motivo do plano foi claro porque é quase impossível encontrar materiais não industrializados em lojas.
Ao valorizar os resultados, o processo era muito menos rentável que utilizando produtos industriais, consumia mais tempo, carecia de precisão, causava mais dificuldades e erros. No entanto, entendi que o esforço valeu a pena e encontrei o caminho para prosseguir. Continuarei acreditando sem dúvidas, mesmo que pouco rentável, demorado e pouco preciso, o método atípico é correto, porque a vida é mais importante que a casa.
Kim Jaekwan o principal expoente do Moohoi Architecture Studio, é conhecido por seus desenhos para edifícios de igrejas protestantes. No entanto, ultimamente começou a renovar casas desgastadas e antigas; desmantelando, medindo, perfurando, cavando e remendando elas.
Agora vive como um construtor de residências (carpinteiro) desfrutando da companhia do ferro oxidado, metal dobrado, rochas, árvores, vento, luz e água.