-
Arquitetos: Holly And Smith Architects
- Área: 116 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Marc Lamkin
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa, localizada na fazenda Ten Oaks em um terreno de 6,3 hectares no sudeste de Louisiana, possui 116 m2, com um consumo de energia líquida igual a zero. A estrutura de três pavimentos se aproxima da borda de uma lagoa com vistas à península e se prolonga até o centro do corpo d'água.
A casa dispõe de um grande espaço ao ar livre no térreo que inclui uma lareira e cozinha gourmet. O primeiro pavimento acolhe uma sala de estar, cozinha e sala de jantar que são completamente abertas com vistas panorâmicas. A suíte principal, por sua vez, encontra-se no segundo pavimento. A cobertura de uma só água dirige toda a chuva de volta para a lagoa, além de facilitar a máxima exposição ao sol dos painéis solares.
A forma sobressai em um angulo de 14° em direção a água e a cobertura encontra-se de maneira perpendicular à estrutura. Este angulo se arrasta através da casa para criar um forte contraste entre alguns elementos tais como a carpintaria da cozinha e aberturas de altura completa nos espaços públicos.
A fachada é composta de pedra calcária com textura feita de estuque finalizado opacamente e painéis de policarbonato com detalhes de ranhuras. Somam-se à isso dois volumes transparentes que se projetam desde o primeiro pavimento incorporando a residência à paisagem. Superfícies transparentes revelam uma estrutura de madeira pesada e também permitem que a construção se torne uma torre de observação com vistas para o entorno. Durante a noite, o volume de três pavimentos se enche de vida como uma lanterna que brilha intensamente emergindo da paisagem refletindo na água escura.
A casa cria uma energia líquida equivalente a zero através dos seguintes sistemas ativos: equipamentos de calefação e resfriamento de alta eficiência, energia solar capturada por painéis, isolamento adequado com espuma em aerosol, equipamentos 'Energy Star' e iluminação LED em toda a obra.
Juntamente com a utilização dos sistemas ativos, a Casa Lagoa também conta com estratégias passivas para criar um conjunto sustentável. Estas estratégias incluem: implementar aberturas que permitem ventilação cruzada, orientar o volume em direção norte-sul, aproveitar a iluminação natural, o trabalho de sombreamento, escolher materiais responsáveis ecologicamente, desenhar o paisagismo adaptado para as mudanças do sol e vento, considerar as quatro estações e a gestão das águas da chuva.
Desde seu término, a Casa Lagoa cria energia em vez de consumir. Dentro da missão de criar um desenho sustentável, esta residência é um exemplo que as casas energeticamente eficientes podem ser lugares confortáveis e luxuosos para viver. A Casa Lagoa é um espaço onde a família e os amigos podem se reunir seja na borda do lago, no terraço ou em uma sessão de improvisação musical ao redor do fogo. A Casa Lagoa oferece muitas possibilidades de participar de panoramas culturais, de aventura, de relaxamento e a observação do entorno natural do interior e exterior.