- Área: 635 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Sergio Gómez
-
Fabricantes: Hunter Douglas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada a meia ladeira, sobre as colinas orientais de Medellín, a Casa de Ar & Vidro se assenta delicadamente sobre um pequeno promontório, ao qual se acede desde uma via que chega até a garagem, onde uma escada rompe o volume para gerar uma abertura que permite a entrada de luz e entreve o pátio, acentuando a sensação de leveza.
Dois prismas retangulares precisos, prolixos e frisados por uma ponte de vidro que os articula em torno de um espelho d'água e um pátio triangular animado pela presença de um eucalipto. Cada um deles é formalizado mediante dois concretos forjados, um que levita a oitenta centímetros do nível do solo e o plano de cobertura, suportado por quatro pilares metálicos perfurados que salvam vãos de 17 metros. Os forjados são trabalhados com cofragem de madeira que texturam o material, gerando um aspecto cálido no interior dos espaços. A estrutura formal da casa poderia ser definida como um espaço de ar "apertado" pelas pranchas de concreto e pausado entre o vidro, para construir espaços de circulação.
Uma paleta sóbria de poucos materiais define toda a residência, concreto branco aparente e feito in loco, madeira, travertino e vidro, resolvem alguns pisos, paredes, forros e estrutura, acentuando a simplicidade formal e tectônica buscada.
A residência incorpora um manejo bioclimático atingido a partir de uma deliberada incursão de ar frio e uma programada abertura de claraboias nos forjados da cobertura, que permitem a aeração natural de todos os espaços.