-
Arquitetos: Praxis d'Architecture
- Área: 4700 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Xia Zhi, Jin Fengzhe, Zhou Ruogu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso cliente para este projeto acredita na arte contemporânea, e queria que o museu se tornasse uma plataforma para promover jovens artistas. Os dois principais programas do museu são para exposições de arte e estúdios para artistas. No projeto, buscamos um pedaço de arquitetura que fosse aberto, culturalmente enraizado e despertasse um sentimento sublime - uma condição nobre do instinto humano, que acreditamos, embora através de diferentes meios, compartilhar a mesma finalidade da arte.
O museu fica ao lado de um lago e de outro museu e estúdios de artistas.
O volume do edifício foi resolvido em forma de U, que lembra a tradicional casa com pátio presente no local. O pátio está voltado para uma rua ao leste e fornece as entradas para os principais espaços de exposição. Há um percurso ininterrupto a partir do nível da rua para o pátio, que segue até a cobertura, facilitando exposições ao ar livre.
O pátio foi elevado 1,6 m acima do nível da rua ao sul e ao leste, e serve como cobertura para a entrada norte e oeste no térreo. Dois jardins enterrados pontuam um nível abaixo para alcançar a terra, permitindo a plantação de grandes árvores e o fornecimento de luz natural e ventilação para o térreo, onde fica um salão e vários estúdios para artistas residentes.
A cobertura compreende uma série de terraços em diferentes níveis, e a diferença de alturas cria aberturas zenitais em grandes espaços de exposições. Os espaços com diferentes alturas e proporções permitem flexibilidade para as exposições de arte. Utilizamos uma grade de alumínio para esconder a estrutura, as instalações e para integrar a luz natural e artificial em uma materialidade uniforme, para alcançar um ambiente limpo, consistente e neutro, otimizado para mostrar arte.
Uma das aspirações do desenho do projeto foi assegurar amplas vistas para o exterior. As vistas são reveladas através de janelas salientes estrategicamente posicionadas nos principais espaços de exposição, abrindo espaço refletir sobre a visão da realidade antes de retornar à arte.
As parede externas foram cobertas com azulejos, que são econômicos e facilmente disponíveis. Os ladrilhos, no entanto, mostram um refinamento que está em contraste com o ambiente.