-
Fotografias:Folded Bird Photo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, localizado em uma rua secundária na cidade de Blairgowrie possuía uma antiga árvore de chá, uma topografia cômoda e um pequeno passeio frente a praia e suas lojinhas; todos os ingredientes para algo grande.
O desafio era uma casa de férias e finais de semana capaz de acomodar um casal e seus dois filhos, contando com quarto de hóspedes para uma ou duas famílias quando necessário.
Como objetivo, e desde o começo, buscamos uma planta eficiente para satisfazer tanto as necessidades espaciais internas, além de proporcionar um forte vínculo visual e acessível entre os espaços internos e externos. E com isto, asseguramos que houvesse amplo espaço ao ar livre.
O resultado é uma forma simples e delgada situada no limite sul, que tem como objetivo maximizar a parte de trás da casa, fundindo os pátios frontal e posterior.
Os espaços internos são cômodos mas não possuem grande tamanho, assegurando um espaço relaxante e eficiente, capaz de adaptar-se aos hóspedes em sua chegada. Os espaços habitáveis e a suite principal aproveitam a fachada norte, as vistas aos espaços de recreação ao ar livre e das copas das árvores do entorno. As janelas do primeiro pavimento nesta orientação estão equipadas com venezianas móveis que permitem a filtração do sol, das vistas e da privacidade.
No lado externo, o deck e a piscina atuam como uma expansão direta e adjacente aos espaços de vida internos, e além disto, o gramado cujo traçado reflete a forma da casa gira ao seu lado.
Ao redor destas áreas, os jardins possuem espécies das dunas costeiras do entorno. Introduzimos uma pequena elevação na parte frontal do terreno, com uma simples paleta de plantas, que consiste basicamente em árvores jovens de chá e espécies rasteiras que circundam o bloco, e que com o tempo, se ampliará em direção aos bosques existentes de árvores de chá para se tornar uma floresta. Um caminho 'secreto' de areia se estende por baixo da antiga árvore de chá do terreno, com cercas que ajudam a passar despercebido além de permitir que as plantas cresçam através dela.
O acesso visual através do terreno ofereceu até agora uma onda de transeuntes que se detém a desfrutar a mais recente interpretação das barracas de praia. Desde que foi completada, os clientes e seus filhos tem passado quase todos os finais de semana aproveitando a casa nova.