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Arquitetos: Mario Cucinella Architects
- Área: 1400 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:Moreno Maggi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto do MCA ganhou o concurso de arquitetura realizado em fevereiro de 2014 para a concepção e construção da nova creche no Distrito de Guastalla (Reggio Emilia, Itália). O novo edifício irá substituir duas escolas existentes danificadas pelo terremoto que atingiu a área em maio de 2012 e vai acolher até 120 crianças entre 0 e 3 anos de idade.
MCA buscou estimular a interação das crianças com o espaço envolvente de acordo com uma visão de "ensinar" em que nada é deixado ao acaso, desde a distribuição das áreas de ensino até a escolha de materiais de construção e a integração entre os espaços internos e externos.
Os elementos arquitetônicos da nova creche, como a forma da sua planta, a sua organização, a escolha dos materiais, todas as percepções sensoriais relacionadas com a luz, as cores, os sons e as sugestões táteis, foram concebidas levando em consideração os aspectos pedagógicos e educativos relacionados com o crescimento das crianças.
A estrutura envolve o uso de materiais naturais com baixo impacto ambiental. Em particular, a estrutura de suporte foi feita em madeira, um material seguro e ideal para manter o isolamento térmico do edifício.
O bom isolamento térmico, a distribuição ideal das superfícies transparentes, a utilização de sistemas avançados de captação de águas pluviais e a inserção de um sistema fotovoltaico no telhado permite com que o edifício minimize o uso de equipamentos mecânicos para atender às necessidades energéticas da creche.
Mesmo as áreas de circulação foram projetadas para serem vividas com curiosidade e prazer: os percursos se abrem e possuem áreas de lazer e de encontro, nichos onde as crianças podem permanecer e elementos transparentes para que as crianças possam ser cuidadas e observadas.
A partir da sinalização interna, também articulamos a viagem sensorial fora do edifício, que integra as árvores existentes e abrange a estrutura criando áreas protegidas para as atividades das crianças, educadores e pais.