-
Arquitetos: Barthélémy & Griño
- Área: 7200 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Arnaud Schelstraete
Descrição enviada pela equipe de projeto. Durante os últimos 50 anos, a fronteira do bosque de Fontainebleau, o CNSD abrigou a gama completa da formação esportiva dos militares franceses. A disposição desordenada do local, a dispersão das infra-estruturas que se tornaram, ao longo do tempo, obsoletas, e a determinação para abrir este complexo esportivo militar aos membros esportivos da sociedade civil, para garantir a todos a possibilidade de praticar esportes a um alto nível em uma localização excepcional, direcionou ao Ministério de Defesa a levar a cabo um ambicioso projeto de reconstrução em todo o local.
A reorganização espacial foi feita em três fases.
- Limpar, acalmar e clarificar o campus afim de reduzir a marca do entorno construído e reorganizar as reservas de áreas verdes da propriedade para reestruturar a sensação de estar em uma clara atmosfera do coração do bosque, diante da restauração de uma grande área da superfície arborizada;
- Estruturar o local com uma nova trama urbana desde o acesso até o final da área esportiva, servido a todas as instalações. Foram concebidos novos lugares carregados de poderosos simbolismos: a Praça das Armas e a Esplanada dos Esportes; conectadas por um passeio de pedestres que une os recintos do local e organiza suas circulações;
- Qualificar a nova sequência por meio da inserção de edifícios leves, cujas linhas fazem eco do caráter arborizado do campus. A arquitetura é suave e tranquila, mas decididamente contemporânea, cujas variações se expressam através do material de referência, isto é, a madeira.
O novo edifício administrativo localiza-se na parte posterior da Praça de Armas desde a rua, reflete a fortaleza e a serenidade do caráter militar do local. A volumetria pura do edifício caracteriza-se por uma forte inflexão central, que resulta da projeção da alienação dos edifícios que contém suas habitações. Sua forma anuncia a composição geral do Campus. Um hall de pé direito triplo forma-se no ponto de inflexão do cruzamento entre duas alas, acentuando a alternância estrita entre os painéis de madeira e vidro.
Os novos salões esportivos elevam.se ao longo das bordas da explanada esportiva. O ginásio de natação, com uma piscina olímpica de 50 metros, um dojo e um restaurante, encontram-se no alinhamento das unidades habitacionais, enquanto que o ginásio de atletismo fecha a esplanada. Os dois espaços são similares em sua concepção. Uma grande cobertura em duas águas com uma constelação de faróis suspensos para formar um toldo e a curva de volta em tiras longas para cobrir as fachadas do segundo pavimento; simultaneamente, as fachadas do térreo foram revestidas de vidro com vistas às diversas atividades esportivas no bosque, enquanto separam os espaços no terreno.