- Área: 4500 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Hélène Binet, Hufton+Crow
-
Fabricantes: Artigo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inaugurado em 25 de abril de 2016, o novo Terminal Marítimo de Salerno projetado por Zaha Hadid Architects é parte integrante do plano urbanístico da cidade. Iniciado pelo prefeito Vincenzo De Luca, agora governador da região Campania, e terminado pelo prefeito Vincenzo Napoli, o plano diretor de 1993 trouxe focos de desenvolvimento através de projetos e programas essenciais para a regeneração social, econômica e ambiental de Salerno. Como parte deste plano, Zaha Hadid Architects ganhou o concurso internacional em 2000 para projetar o novo terminal.
Localizado no cais público que se estende até o porto de Salerno e da marina, o novo terminal marítimo gera uma continuidade na relação da cidade com o mar e estabelece novas ligações; conectando ricas tradições marítimas de Salerno com seu tecido urbano histórico e para além das colinas que emolduram a cidade.
Como uma ostra, uma casca assimétrica protege os elementos suaves do interior; abrigando passageiros do intenso sol do Mediterrâneo durante a temporada turística.
O novo terminal marítimo é composto por três componentes interligados principais: escritórios administrativos de controle de fronteiras e companhias de navegação, o terminal de balsas internacionais e navios de cruzeiro ao redor do mundo e o terminal para balsas locais e regionais.
O cais gentilmente se eleva conforme os passageiros se aproximam do terminal ao chegarem da cidade, o caminho se inclina gradualmente através de rampas para levar ao nível mais alto de embarque de grandes navios e balsas. O arranjo interior do terminal orienta e conduz os passageiros através de uma sequência de espaços interiores que correm um para o outro e estão organizados em torno de pontos focais, como o restaurante e a sala de espera.
Os passageiros de balsas locais e regionais se movem através do terminal rapidamente, entram pelo térreo e sobem através de rampas para chegar à entrada superior e os navios. Os passageiros que viajam em balsas internacionais e navios de cruzeiro são guiados sem problemas através do check-in, segurança e controles aduaneiros para o navio.
À noite, o brilho do terminal perto da entrada do porto agirá como um farol para o porto, saudando os visitantes.
O novo terminal opera, tanto funcional e visualmente, como uma transição suave entre a terra e o mar; uma formação de terra costeira que medeia entre sólido e líquido.
Dos seus terraços e janelas, o terminal oferece vistas espetaculares sobre a Costa Amalfitana, o Golfo de Salerno e Cilento. Positano, Capri, Paestum e Pompeia, também estão próximos. O novo terminal melhorará a acessibilidade e experiência para os visitantes das renomadas atrações culturais e naturais da região.
O novo Terminal Marítimo de Salerno permitirá que o porto de Salerno aumente o fluxo de balsas e navios de cruzeiro em 500.000 passageiros adicionais por ano, o que criaria até 2.000 novos postos de trabalho no setor de hotéis da cidade, serviços e comércio.