
- Área: 185 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Ricardo Santos

Remodelação de habitação em Tavira, Portugal.
A casa está inserida na malha consolidada da cidade de Tavira num lote estreito com limites peculiares que denunciam as formas de apropriação do espaço ao longo do tempo, com a consequente ocupação do interior do lote.

O acesso à casa é feito por duas ruas: A norte o acesso principal pela Rua Almirante Cândido dos Reis; e a sul o acesso de serviço é feito desde o Largo do Trem por um corredor especialmente estreito e alto. A profundidade do lote sugere-nos um pátio a meio que permite a entrada de luz natural e ventilação aos espaços interiores; O pátio ao nível do piso térreo, funciona como o novo centro da casa através do qual se inicia um percurso exterior entre os diferentes níveis.



A escada exterior funciona como o elemento de ligação neste percurso que se inicia no pátio ao nível do piso térreo; seguimos o próximo nível para o terraço sobre a cozinha, onde encontramos o tanque; por fim, no último piso temos o terraço da cobertura que permite vistas sobre a cidade.

O programa está dividido por níveis: no piso térreo estão os espaços comuns; sala de entrada; sala de estar e cozinha; no primeiro piso estão os espaços dos quartos. Na cobertura o telhado de "tesoura" oferece mais um espaço com relação direta com o terraço.

Os materiais utilizados procuram uma simplicidade própria da arquitetura vernacular do Algarve; no piso térreo o pavimento em mosaico hidráulico está presente em todos os espaços; no primeiro piso o soalho em madeira de pinho para o pavimento dos quartos e no exterior a betonilha afagada de cor cinza está presente em todos os pavimentos e escadas exteriores.
As portas pintadas de vermelho denunciam a casa em ambas fachadas.
