-
Arquitetos: Yuri Vital
- Área: 220 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Artkasa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Por meio dos desníveis e dos elementos contrapostos, chegamos a uma espacialidade muito rica, acho que atingimos o objetivo. Em qualquer lugar da casa você tem três itens essenciais: vista, ventilação e iluminação natural.
O pensamento foi de criar uma casa com um novo conceito, acredito que a quebra de paradigmas, foi importante para projetar algo inovador.
Sustentada apenas por duas vigas e quatro pilares, a casa projetada pelo arquiteto Yuri Vital na Praia do Tibau do Sul, em Natal, no Rio Grande do Norte, Brasil se destaca pela sua concepção e inovação, aliadas a um custo acessível.
A residência unifamiliar de apenas 1(um) pavimento, está disposta em dois pavilhões com um desnível de 1,5m de altura entre eles, ligados por um jogo de escadarias, permitindo assim a vista para o mar e a natureza de qualquer ambiente. Um vazio na parte inferior, devido ao desnível, funciona como espaço de lazer, festas e reuniões ou simplesmente como ambiente de descanso.
Acima do pavilhão frontal, acessando por meio de outra escadas, há um solarium, onde a vista do mar é ainda mais privilegiada, pelo fato do observador, está acima do nível da copa da árvore, esta que gera um sombreamento ao pavimento inferior, utilizando a natureza a todo favor da obra.
Construída em materiais resistentes, com o objetivo de baixo custo de manutenção, esta casa deverá se perpetuar durante sua vida, sem grandes investimentos. Pois temos apenas, concreto, vidro, madeira tratada e metal anticorrosivo, compondo a espacialidade e volumetria da casa das 2 vigas.