-
Arquitetos: Stufish Entertainment Architects
- Área: 19500 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Tim Franco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Stufish Entertainment Architects conclui o projeto do Teatro - com 1183 lugares - de Xishuangbanna na China, financiado pelo maior promotor imobiliário do país, o Dalian Wanda Group. O teatro vai sediar um espetáculo permanente acrobático na água de 75 minutos criado pelos produtores Dragone.
Stufish também projetou todo o palco e o definiu para o show, tornando-se o primeiro projeto a entregar todos os elementos arquitetônicos e performáticos para o teatro. Desenhar todo o projeto permitiu ao Stufish apresentar uma linguagem arquitetônica holística por toda parte, desde a cobertura até os elementos de palco.
O Dai Show Theatre de 19.500 m2 é um elemento-chave para a mais recente oferta cultural de Xishuangbanna, o Wanda Xishuangbanna International Resort. Além do teatro, o resort inclui apartamentos, shopping centers, bares, restaurantes, campo de golfe e um parque temático. Ele está prestes a se tornar um importante destino turístico para os visitantes chineses e internacionais.
O desenho do teatro é baseado em um esboço do conceito original feito pelo falecido fundador do estúdio, Mark Fisher. É ainda inspirado pelos padrões naturais e culturais vistos em torno de Xishuangbanna. Maciej Woroniecki, arquiteto da construção diz: "Ao chegar em Xishuangbanna não era difícil ficar impressionado com a sua beleza natural. As sempre presentes palmeiras criam uma geometria que informa a estrutura primária do teatro de uma maneira eficiente, elegante e interessante. Isto, naturalmente, tornou-se o fio condutor para o design dos interiores, fachada e, mais ainda, para a cenografia do show. Queríamos que o teatro se conectasse diretamente ao seu entorno, como se fosse viver e crescer além do jardim de Xishuangbanna."
A influência da natureza sobre a concepção é particularmente expressada no telhado dourado com 110m de diâmetro, que tem uma estrutura que evoca a dobra das folhas de palmeira. O telhado tem duas camadas que funcionam como um toldo para o átrio ao ar livre e é suportado por colunas que circundam o teatro. Onde as duas camadas de telhado juntam-se, as aberturas entre os pontos estruturais permitem a ventilação natural no mezanino do átrio, em resposta ao clima quente de Xishuangbanna. As aberturas também permitem que os visitantes olhem para as vistas do entorno.
O desenho orgânico do Stufish materializa-se dentro do teatro também. A textura "deixa" as paredes douradas que voltam-se para o teto, criando uma atmosfera intimista, com iluminação suave nas áreas VIP. Os padrões de dobramento repetitivos percorrem todo o espaço, em partes exclusivas e às vezes transformam-se em lustres radiais em relevo.
No auditório, o público está sentado em torno de um espaço de 1400 m2 que é dividido em três seções. O palco principal central possui 14m contendo uma ampla de piscina de raia com 8m, que diminui para 5.5m a fim de permitir uma dramática encenação na passarela acima. Quando fechada torna-se o piso acrobático da área de atuação. Adjacente a isso está o espaço lateral, que, juntamente com o andar central, pode ser úmido ou seco. A área posterior seca é usada simbolicamente para fins mais práticos, tais como armazenamento e transporte de cenários.
O palco foi projetado para que a água pudesse inundar as áreas separadamente e encher a bacia principal em 45 segundos e, em seguida, ser drenada em apenas 20 segundos.
A estrutura do telhado exterior abrange o auditório onde foi deixada exposta, dando a impressão de que o público está sentado sob um toldo de palmeiras. A baixa altura do forro, apenas 18m acima dos assentos, cria uma experiência íntima. O Stufish integrou dez portas acrobáticas com um sistema 3D elaborado para o desenho da estrutura do telhado, permitindo que artistas voem a partir da plataforma de 9m e subir acima de ambos, palco e plateia. "A combinação de nossos papéis de arquiteto e cenógrafo permitiu-nos utilizar o nosso conhecimento aprofundado no espaço do teatro e garantir a concepção do cenário mesclado de forma coerente no conceito arquitetônico," arquiteto para o show de Alicia Tkacz.
Os elementos fantásticos da produção são enfatizados por um cenário suspenso que parece crescer fora do palco e criar a impressão de que a natureza está dominando a arquitetura. Iluminação, projeção e efeitos especiais na água, tais como cascatas e fontes, enfatizam ainda mais um enredo criativo da imaginação, amor e lendas locais.