A Escola da Cidade promove de maio a novembro o curso livre Arquitetura na Permacultura, organizado pelos professores Cristina Brasileira, Luis Octavio de Faria e Silva, Jordano Roma e Volker Minks. O objetivo é divulgar e debater os princípios da permacultura, sobretudo na sua interface com a transformação antrópica da paisagem em suas escalas referentes, além de promover experiências práticas e propositivas a partir do seu ideário.
O curso Arquitetura na Permacultura promove uma série de debates, aulas, práticas de ateliê e visitas a campo. Nos encontros serão apresentados e discutidos temas que estão na base da Permacultura e que são subsídios para a prática do arquiteto/designer/planejador, e para todos os envolvidos na transformação da paisagem, em todas as escalas referentes – do desenho do objeto ao projeto de desenvolvimento local, associado a Políticas Públicas. Ensaios propositivos serão desenvolvidos em ateliê, onde questões levantadas serão trabalhadas em equipe. Haverá oportunidades de visitas a experiências associadas aos temas do curso, para ilustrar e incorporar as informações e ideias promovidas.
Dividido em seis módulos, cada um de seis dias – segunda a sábado no período da manhã, o curso livre acontecerá na terceira semana de cada mês, entre maio e novembro, com recesso em Julho.
Cristina Brasileira, permacultora, astrogeofenomenóloga, agroecóloga. Coordenadora da Fazenda Ecológica Pau Brazil/USP, faz parte da Comissão Pastoral da Terra. Desenvolve projetos de irrigação por gotejamento, recuperação de áreas degradadas, controle ecológico de pragas e doenças, domínio em nutrição de plantas com adubação verde, biofertilizantes e alquimia, banco de sementes, produção de alimentos biodinâmicos, agroecologia consorciada com agrofloresta, integração animal - vegetal. Desenvolve treinamento e capacitação de mão de obra. Ministra cursos de permacultura, agroecologia, agricultura orgânica, agricultura biodinâmica, horta urbanas consorciada a jardins filtrantes. Pesquisadora e coordenadora do projeto Criando Terra, junto ao Instituto de Energia e Ambiente - USP.
Luis Octavio de Faria e Silva, arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1989), com mestrado (2001) e doutorado (2008) pela mesma Instituição. Leciona em Faculdades de Arquitetura desde 1995. Coordenador do curso de pós-graduação lato sensu Habitação e Cidade (Escola da Cidade), no qual surgiu a plataforma Habita-cidade. Coordenador do Conselho da Escola de Humanidades – Fábrica João Filgueiras Lima, escola de ensino médio associado ao técnico, (sob a Associação Escola da Cidade), em fase de aprovação junto à Diretoria de Ensino. Membro do Conselho Diretor da Associação Escola da Cidade. Professor no Programa de Pós-graduação stricto sensu do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade São Judas Tadeu, onde leciona disciplinas sobre Sustentabilidade, Urbanismo e Infraestrutura urbana. Professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP. Mantém escritório de arquitetura junto com a arquiteta Anália Amorim, onde desenvolve projetos para particulares, Poder Público e para concursos.
Jordano Roma, bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo e mestrando em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente, USP.
Volker Minks, doutorando da Humboldt Universität zu Berlin, onde também obteve mestrado em Engenharia Agrônoma, com especialização em Agricultura e Horticultura Urbana, Planejamento Urbano e Paisagismo. Atua há mais de quinze anos em projetos interdisciplinares nas áreas de design verde urbano, agricultura e horticultura urbana, tecnologia verde, inovação e planejamento urbano sustentável, na Alemanha, nos Estados Unidos, em Cuba e no Brasil. Atualmente, faz pesquisa sobre fatores do meio ambiente, fauna, flora e biodiversidade seguido dos benefícios ecológicos, econômicos e sociais relacionados a telhados verdes em megacidades, na Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam-IEE). Possui vasta experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e, desde 2002, é consultor de planejamento da paisagem urbana, assim como consultor e organizador de conferências internacionais sobre projetos ecológicos. Desde 2013, é participante e co-organizador do projeto Criando Terra, no Instituto de Energia e Ambiente, USP, iniciativa de produção urbana sustentável de alimentos, pesquisa e educação ambiental.
Informações e inscrições aqui.
Título
Escola da Cidade promove curso livre sobre Arquitetura na PermaculturaTipo
SimpósioOrganizadores
De
16 de Maio de 2016 09:00 AMAté
19 de Novembro de 2016 01:00 PMOnde
Escola da CidadeEndereço