-
Arquitetos: COBE
- Área: 1700 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Rasmus Hjortshøj
-
Fabricantes: Troldtekt
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Jardim de Infância Frederiksvej iniciou em 2011 com um concurso em que o escritório COB - em colaboração com os arquitetos paisagistas Preben Skaarup, os engenheiros de Søren Jensen e os consultores de Learning Spaces - ganhou o primeiro lugar. O projeto foi inaugurado oficialmente pelo prefeito da cidade no dia 4 de fevereiro de 2016.
O projeto tem como objetivo simular de uma pequena cidade para as crianças, rompendo com o ambiente em grande escala das creches tradicionais. A atmosfera de cidade em miniatura é feita dividindo o edifício em 11 pequenas casas ajuntas com orientações diferentes. Os diversos programas de jogos centram-se ao redor de dois jardins de inverno que deram lugar a estes pequenos espaços individualizados onde as crianças podem estabelecer seus próprios nichos de brincadeiras dentro do edifício.
“Queríamos criar um jardim de infância de uma categoria única. Um lugar que ofereça os melhores ajustes possíveis para que cresçam nossas crianças e promova sua aprendizagem e criatividade. As crianças são nosso recurso mais valioso e é importante que tenham uma infância feliz e segura. Hoje em dia existe uma tendência à construção de instituições cada vez maiores, mas é importante para nós, criarmos intimidade e espaço para os pequenos mundos das crianças, em um lugar onde passam uma grande parte do seu dia.
A diversidade foi uma palavra-chave para o desenho e criamos uma variedade de habitações que apoiam diversos tipos de atividades para as crianças em todas as estações", disse Dan Stubbergaard, fundador e diretor criativo de COBE.
O jardim de infância oferece às crianças a oportunidade de estabelecer pequenos espaços de brincadeiras individualizados, mas ao mesmo tempo, uma organização da instituição, coerente e clara, foi altamente priorizada. Os dois átrios em cada extremo da construção conectam os diferentes pisos e salas. Os átrios também funcionam como pontos de reunião central, onde as reuniões informais entre as crianças, funcionários e pais podem acontecer. Um desenho simples e contínuo foi a chave para o conceito do edifício.
“Trabalhamos para criar uma expressão simples como uma caricatura da maneira em que uma criança poderia desenhar uma casa. A linha do teto, por exemplo, mantem-se lisa por meio de drenos ocultos e precisas conexões entre materiais e as janelas foram cuidadosamente desenhadas para parecer sem esquadrias, como uma criança talvez desenharia", continua Dan Stubbergaard.
Rodeando o volume principal, seis casas adicionais menores localizadas na área de jogos são utilizadas para o armazenamento de brinquedos e ferramentas. Dentro do edifício principal da creche, estruturas pequenas em forma de casas são utilizadas para espaços fechados, tais como cozinha, berçários, salas de jogos e fraldários. Tudo isso dentro do conceito principal de um entorno de uma pequena cidade.
As 11 casas estão levemente deslocadas umas das outras para dividir o programa da creche. Desde o exterior as compensações das fachadas dividem o espaço em setores exteriores menores e áreas de jogos, permitindo ao mesmo tempo a iluminação natural dentro do edifício. No interior, como resultado do deslocamento, vários tamanhos e tipos de habitações são criadas para os usuários. O projeto consta de dois a três plantas com salas grupais que possuem acesso individual ao espaço exterior em cada nível.
O jardim de infância é nomeado assim pela rua em que se encontra, onde edifícios de apartamentos, vilas e pequenos jardins estão localizados. A nova creche adapta-se as diferentes escalas da comunidade local e reflete as coberturas inclinadas vizinhas que variam em diferentes alturas e inclinações. O jardim de infância Frederiksvej foi inaugurado em maio de 2015 e atualmente possui capacidade para 182 crianças desde berçário até seis anos de idade.