-
Arquitetos: Benthem Crouwel Architects
- Área: 80 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Jannes Linders
Descrição enviada pela equipe de projeto. O chamativo edifício branco para condutores de ônibus da estação central de Amsterdã abriga um espaço de trabalho, armazenamento e um refeitório no primeiro pavimento.
Como a cantina está no nível mais alto, os condutores possuem muita privacidade, com vistas em 180º para as plataformas de ônibus, rio IJ e norte da cidade. No térreo há um espaço para armazenamento, uma área técnica e banheiros. O edifício de condutores de ônibus foi construído em três meses.
A posição do edifício determina em grande medida as proporções do volume. O alongado e relativamente estreito edifício de 80 m² foi otimizado tanto no projeto como em sua funcionalidade. Ao colocar uma escada caracol na parede leste, criamos uma liberdade para desenhar ambos os pavimentos.
Além disso, por causa da esfericidade e caráter linear, o volume do projeto se conecta ao tubular edifício supervisor anteriormente realizado sobre o outro lado da plataforma de ônibus. O posicionamento das zonas de instalações garante que no piso térreo a fachada possa ser fechada e resistente a graffitis.
A estrutura é de madeira e tem acabamento em poliúria no interior e exterior, um spray de dois componentes que é muito resistente e pode ser aplicado com perfeição.
Mediante o uso de luzes vermelhas de tráfego no interior e poliúria branco no exterior o edifício tem uma aparência elegante, mas divertida, que coincide com as letras vermelhas das estações de ônibus.