-
Arquitetos: Sweco Architects
- Área: 400 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Tim Meier
-
Fabricantes: Lättelement, Schüco, Sioo, Träullit
Descrição enviada pela equipe de projeto. A fortaleza em Hemsö é um dos maiores recintos militares da Suécia desde a Guerra Fria e foi construída sob a terra. A ilha de Hemsö está ao lado de Höga Kusten, registrada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2000. A dramática paisagem e a fortaleza foram abertas aos visitantes pela agência governamental Statens fastighetsverk e como parte deste desenvolvimento urbano, Sweco Architects foi o escritório responsável para o projeto de um novo restaurante na área.
Durante o processo projetual o lema foi pensar num "quartel refinado", como uma forma de trabalhar com o desafio de desenhar um restaurante de boas-vindas que mantém uma conexão com a história do lugar. Adicionalmente a isto, também foram inspiração o estilo simplificado da Guerra Fria e o estilo moderno do desenho de aviões. Os tetos inclinados e a caixa que se esconde no terreno são alguns sinais desta referência. As grandes superfícies de vidro darão as boas vindas e convidarão os visitantes a se aproximarem do restaurante.
O restaurante se localiza numa colina escassamente florestada. Um estreito e sinuoso caminho leva a ele. Como o edifício estava próximo à natureza, a madeira é uma escolha natural como também um material tradicional da Suécia.
A fachada e a estrutura estão feitas em abeto. Nos refeitórios, as paredes interiores são cobertas com painéis de madeira de abeto e a parede posterior do restaurante e algumas barreiras interiores são cobertas com OSB. Os forros e isolantes de som estão feitos de Träullit (placas de madeira de abeto e cimento). Nos pisos há azulejos de cerâmica e parquet. Enquanto que a parte superior, que contém a adega e a cozinha, descansa entre os penhascos e estão construídas em cimento.