-
Arquitetos: Paredes Pedrosa
- Área: 316 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Luis Asín , Paredes Pedrosa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Duas casas numa muralha do século XIII, em Oropesa.
No sopé da Serra de Gredos, na Espanha, Oropesa comanda uma visão ampla que abrange picos cobertos de neve e oliveiras. Oropesa é conhecida por seu castelo, construído em 1402 e anteriormente a residência da família Toledo. Um deles construiu uma galeria para ligar o castelo com a Igreja Nuestra Señora de la Asunción, onde as casas são colocadas incrustadas nas paredes antigas.
Inicialmente, três pequenas casas em ruínas estavam divididas em várias pequenas salas e compartilhavam dois pátios atrás de uma fachada que se manteve inalterada durante anos, atravessada por grandes arcos de tijolos. No interior das casas faltavam janelas suficientes para iluminação e ventilação satisfatórias.
O projeto transforma os espaços interiores em duas casas, para irmão e irmã que compartilham um único pátio, aberto por um lado para a visão de uma Igreja do século XVI como pano de fundo. A fachada não poderia ser modificada, devido à proteção do patrimônio, e o novo pátio ordena as duas construções e dá a luz natural para ambas as casas. Uma delas também tem janelas para a rua e a outra se abre para um jardim lateral, pequeno e privado.
Dentro das casas, os antigos tijolos e paredes de pedra, construídos com equipamento tradicional local, foram pintados de branco, considerando o uso racional dos materiais existentes. Buscou-se preservar a textura natural dos materiais, a fim de melhor integrá-los com as texturas circundantes. As novas escadas foram construídas com chapas de aço. Além disso, os telhados foram completamente desmontados, restaurados e reconstruídos um metro mais elevado, mantendo-se a estrutura de madeira, para criar um espaço sob o telhado.
Uma janela existente na fachada principal foi aberta para o novo pátio e permite vista para a igreja. No pátio, o antigo poço d'água é mantido e o pavimento e a parte inferior das antigas paredes danificadas, foram cobertos com tijolos.