-
Arquitetos: nA Nakayama Architects
- Área: 331 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Ken Goshima
Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste projeto, criamos uma arquitetura utilizando bambu japonês tradicional. Entretanto, a sua estrutura é de aço ao longo dos três pavimentos, uma estrutura leve e elegante, uma das premissas do projeto.
Utilizamos blocos de 5x50x100 centímetros de cortiça para fechar as paredes. Esses blocos são leves, possuem um bom isolamento térmico e acústico e são reciclados a partir de rolhas de vinhos. Os blocos de cortiça também possuem grande resistência contra o fogo. Hoje, as paredes externas possuem a cor natural da cortiça, e em breve serão cobertas de musgo e plantas, tornando-se uma estrutura revestida pela natureza.
O edifício HIGO foi construído com peças de aço muito finas. Com quase nenhuma parede divisória, pode-se ver o exterior através das aberturas espalhadas em todas as fachadas.
A estrutura principal é construída com vigas metálicas de 60mm x 60mm, 50mm x 50mm, e 38mm x 38mm, vigas-I de 60mm x 128mm, barras planas de 28mm x 125mm, canais de aço de 40mm x 75mm, chapas de aço de 4.5mm e placas de distorção de 1.2mm.
A estrutura fina de aço pode suportar às forças sísmicas e à pressão do vento. As aberturas poderiam ser colocadas livremente, até mesmo nos cantos, mas foram determinadas por seus usos, pontos de vista e controle de luz. Os blocos de cortiça pesam apenas 7,5 ㎏/㎡ e também foram utilizados no piso. Nesta área há grandes riscos de terremoto e o código de construção local exige uma carga de neve de 300㎏/㎡. Assim, esta estrutura não teria sido possível sem a leveza dos blocos de cortiça.