-
Arquitetos: Capsule
- Área: 304 m²
-
Fotografias:Sozinho Imagery
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Madison Park é uma casa projetada como espaço de encontro para uma família espalhada pela costa oeste, assim como um repositório de sua história compartilhada.
Inspiração
Logo após a morte repentina de seu marido, a cliente se mudou de Midwest para Seattle para estar mais próximo de seus filhos. Ela imaginou a casa como uma âncora, estabelecendo um novo centro para a família, e um local onde pudesse seguir seu sonho de ser escritora. A planta livre do pavimento principal age como um hall, permitindo que toda a família possa congregar, socializar e jantar juntos. A cozinha é projetada para ser funcional e ainda assim porosa, integrando com as áreas de estar e de jantar. A suíte principal do pavimento superior, em balanço a partir da esquina da casa, se desdobra como refúgio para escrever.
Solução de Problemas
O problema principal que este projeto se dirige é conciliar as necessidades de uma grande sala em uma casa localizada em um terreno residencial típico de Seattle, e o fazer de maneira elegante. A casa está posicionada na esquina sul do terreno, maximizando o paisagismo e mantendo uma confortável paisagem na escala do pedestre. A área externa privada está reservada para um pátio posterior ao longo de um corredor. Para maximizar os espaços de encontro no pavimento principal, todas as outras funções são comprimidas na porção sul da casa. Uma prateleira sob-medida foi projetada para a coleção de livros da família. Uma comprida parede-galeria no pavimento superior exibe uma coleção de fotos de família e seus antepassados.
Sensibilidade Ambiental
Os revestimentos das paredes são compostos de painéis de concreto, selecionado para a sua durabilidade e baixa manutenção. A disposição e dimensionamento dos painéis minimiza o desperdício de material: painéis alinhados com as bordas dos vidros e portas externas, evitando 'formas em L' enquanto que as larguras do painel derivam de frações repetíveis da largura total da folha. Foram utilizados sempre que possível produtos reciclados, regenerados, não-tóxicos e de origem local.
Transformação Social
Muitos moradores da vizinhança caminham pelo bairro diariamente. O projeto preserva a antiga árvore de bordo japonesa, amada pela vizinhança e localizada na esquina do terreno, além de uma grande árvore de cedro próximo dos fundos, e proporciona maior área para o jardim ao longo da rua ao norte, com árvores para sombra em dias quentes.