- Área: 277 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Lluís Casals
-
Fabricantes: d+b
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma espaçoso lar em Gracia, onde os proprietários possuíam dois apartamentos um em cima do outro, os arquitetos foram chamados para criar um espaço para a família.
O projeto incluía a criação de uma sala de música, adequada para pequenos concertos, além de uma biblioteca e sala de estudos.
Quando descobrimos que o edifício já havia sido uma fábrica e por debaixo dos acabamentos modernos e forros falsos havia um esqueleto de uma bela e antiga estrutura existente, a direção do projeto logo se tornou evidente. Nós descascamos os apartamentos do piso ao teto para fazer uso da altura e demais características dos espaços originais.
Como os proprietários estavam preocupados que os dois apartamentos ganhassem um ar de apartamento urbano, muita importância foi dada à criação de uma escadaria conectando os dois pavimentos. Isso se tornou uma peça central escultural de carvalho, que contém uma pequena amostra das coleções dos clientes. Como eles, assim como os arquitetos da ZEST, amam a sensação de madeira natural, utilizamos madeira maciça o máximo possível, em combinação com demais painéis.
O pavimento térreo foi mantido como um espaço bastante generoso e fluido, mas com áreas marcadas para diferentes funções.
O espaço central é a sala de jantar e cozinha, que possui uma vista por sobre um grande terraço que combina unidades de madeira com painéis de MDF. De um lado está a sala de música, que foi criada como uma caixa super isolada, mas pode ser aberta através de painéis deslizantes em carvalho para dar unidade com o resto do pavimento térreo. Do outro lado da cozinha está o lounge, e uma série de espaços utilitários.
No pavimento superior está uma grande biblioteca e sala de estudos, que possui uma cama para eventuais hóspedes e os dormitórios e banheiros da família. A biblioteca possui armários sob medida e prateleiras em carvalho, com suportes finos feitos de aço.
Todas as paredes são de tijolos, elas foram trabalhadas para um acabamento tão fino que quase se assemelha ao Tadelakt, o famoso estuque marroquino. A argila retém uma coloração irregular um pouco turva, o que lhe confere uma grande beleza.
Todos os banheiros possuem cubas e bancadas feitas em Corian, com armários embutidos. No terraço externo está uma pérgola metálica customizada e uma jacuzzi embutida.
O apartamento possui um sistema "aerotérmico", que proporciona água para aquecimento no piso durante o inverno, e resfriamento através de condicionadores de ar para o verão. Todo o projeto luminotécnico foi elaborado pelos arquitetos da ZEST, que possui lâmpadas de LED.