-
Arquitetos: zigzag architecture
- Área: 4600 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Julien Lanoo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de planejamento urbano situado em Sin Le Noble, pertence à política urbana ecológica de Douaisis e foi desenhado pelo escritório Seura Architecture. A inclusão da região à cidade, o aumento da qualidade de vida, assim como a mudança nos modelos de habitação são alguns dos desafios que este política enfrenta.
Situado no lado sul de Sin Le Noble, a construção da escola primária projetada por ZigZag é o primeiro passo na implementação do projeto. A escola vincula o antigo distrito de "Epis" com o recém criado distrito de "Le Raquet", unindo um com o outro. A concepção do edifício segue os princípios ambientais e sociais desenvolvidos no projeto urbano.
A escola é uma porta de entrada a esta área particular de Sin Le Noble e pode ser facilmente localizada. Superposta à rede de vias da região, o edifício reclama os limites do terreno de 9543 m². Sua forma particular de fivela surgiu da natureza de sua topografia.
Finalizada em 2015, a escola de 5500 m² pode abrigar 540 alunos em 18 salas de aula. Dá forma e une a pré escola com a escola primária por meio de áreas compartilhadas de lazer. Obtém-se uma mostra de simplicidade, amabilidade da comunidade e a luz através do uso de seus interiores.
Isto resulta num foco geral do meio ambiente com conexão à terra em seus requerimentos altamente amigáveis com o ambiente. O desenho traduz os regulamentos de modo sustentável de construção em características que nutriram seu projeto: isolamento exterior, controle da luz do sol, luz natural em todas as instalações, controle de água da chuva e baixo consumo de energia. Os jardins educativos foram desenhados para que as crianças aprendam sobre a sustentabilidade de seu entorno.
Tijolos e vidro, materiais sustentáveis utilizados para as fachadas e que tornam o edifício presente. O projeto pode ser considerado aberto e seguro, transparente e opaco, e oferece aos usuários um espaço agradável para que possam aprender a socializar, vinculados ao parque urbano em construção. O teto verde funciona como um jardim acessível que combina a beleza com os requisitos e regulamentos energéticos.