- Área: 139 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Aryeh Kornfeld
Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consistia num programa simples. Um espaço para as distintas atividades públicas da casa: estar, trabalhar, comer e circular. Além de integrar neste espaço uma área de exposição de obras pré-colombinas, independente da cozinha, dormitórios e banheiros.
A principal dificuldade estava em conceber um espaço de qualidade para o proprietário, que estava acostumado a viver em grandes áreas e agora buscava por uma casa individual para um novo período de sua vida.
O terreno era um antigo terreno com casas e parque existente, que foi subdividido entre os filhos, deixando uma parte na qual deveria ser implantada a nova residência, o acesso e estacionamentos do conjunto. Tocando o mínimo possível as árvores e vegetação existente.
Esta condições somadas às vistas e isolamento, definiam claramente as relações com exterior. As quais estavam condicionadas e definidas. A face sul e oeste deveriam ser fechadas. Por regulação a primeira e pelos estacionamentos a segunda.
Para seguir mantendo a relação com o parque, optou-se por um segundo nível que conectado através de uma rampa, busca prever um futuro incerto e permite um fácil acesso à biblioteca.
A casa se configura como dois retângulos girados nos diferentes níveis que se conectam através de um pé-direito duplo e a rampa, buscando recolher as principais vistas e assolações. Este giro gera espaços intermediários, que permitem privacidade aos distintos usos e expor as figuras pré-colombinas, concentrando num mesmo espaço a totalidade do espaço público requerido. Exteriormente através destas quebras e paredes, construíram-se cinco pátios de distintas qualidades, gerando aberturas e fechamentos que condicionam a relação com o exterior e a paisagem existente.