- Área: 120 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:LYU Hengzhong, Shen Bo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Durante o período de 21/08/2015 até 10/09/2015, houve uma série de atividades culturais públicas chamadas "Campo de Gravidade - interconexões entre a arquitetura e a cultura pública" que ocorreram na praça do Templo Jing'an, que é o terreno mais próspero de Xangai. E a instalação arquitetônica "Paisagem Flexível", artística e prática, ganhou vida.
A praça do templo Jing'an está relativamente sete metros mais baixo que a rua West Nanjing, por isso a instalação é concebida como um conjunto de paisagem aberta neste terreno, e é vista como um bonsai da cidade, como um perfil suave e leve. Duas cristas em forma de arco são apresentadas como se as montanhas da bacia respondessem habilmente à praça aberta e à saída do metrô cheia de gente.
Como não é permitida nenhuma intervenção no solo de pedra da praça, nenhum elemento da instalação poderia ser fixado ao piso. Além disso, deveria ser levado em conta os danos que podem ser gerados por tifões comuns na zona. Assim, os arquitetos optaram por 50 peças lineares de madeira de bambu, com 20 metros de largura formando um corpo flutuante.
No mês de agosto em Xangai, a temperatura é escaldante, e este "arco-montanha" proporciona espaço para abundantes atividades públicas na praça com os dois espaços à sombra. Enquanto isso, a intervenção melhora a impressão visual do bonsai de paisagem urbana. Sob o sol do verão, em ocasiões apareceu um arco-íris em cima da montanha, gerando um efeito relaxante nas pessoas.
O bambu é característico da China. A "madeira de bambu" está feita de fibra com a avançada tecnologia de colagem quente, tem suas características de alta resistência e durabilidade, fazendo com que as pessoas se sintam num ambiente natural e familiar, um sentido de pertença cultural.
A instalação em si é uma obra de arte, assim como um espaço para outras atividades. Uma série de eventos públicos sucederam esta "Paisagem Bonsai", como um campo experimental de teatro, exposições, mercado, parque infantil. Inspira a vitalidade e a criatividade da cidade, e mostra seu espírito aberto através de uma forma arquitetônica.
Originalmente publicado em Maio 11, 2016