- Ano: 2015
-
Fotografias:Siggen Stinessen
-
Fabricantes: Novatop, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ilha de Manshausen está situada no arquipélago de Steigen, frente ao lado norte da Noruega. A posição insular entre espetaculares montanhas e o mar Barents é em si a inspiração para uma nova e célebre aventura da Polar Explorer Børge Ousland; um complexo para a aventura e exploração. A área é o lar da maior população de águias marinhas do mundo e a pesca é espetacular. Ao norte, o horizonte está dominado pela cordilheira de Lofoten.
A ilha foi historicamente parte de um dos postos norte para o comércio da indústria pesqueira da Noruega, hoje ela somente pode ser vista desde as massivas rochas da ilha. Além disso, na ilha existe uma pequena casa de campo do século VIII.
O complexo foi planejado e desenhado levando em conta a topografia insular e as duas principais estruturas existentes - a antiga casa de campo e o cais de pedra. A antiga casa de campo da ilha está situada em uma pequena fenda protegida por vegetação, e foi restaurada cuidadosamente, mas também abre sua vista a Lofoten no norte. O interior abriga uma cozinha industrial e um refeitório no térreo, além de uma biblioteca para relaxamento no primeiro pavimento. As cabanas estão todas, com exceção de uma, situadas no cais de pedra, parcialmente em balanço, sobre o mar. Uma, porém, encontra-se em uma estante natural nas formações rochosas. O posicionamento e a orientação de todas as cabines são baseados na consideração das suas vistas panorâmicas individuais e na privacidade para os hóspedes.
O desenho da cabana se esforça em criar um mínimo impacto ambiental na sua construção com madeira massiva e sua construção foi planejada levando em conta as restrições logísticas da construção em uma ilha remota com condições climáticas que ditam um período limitado para obras de construção. A construção em madeira massiva se realiza em duas camadas, a camada externa é de lariço e com o tempo torna-se naturalmente cinza. O envidraçamento foi feito sob medida para o projeto e os grandes vidros juntam-se na parte exterior da construção para garantir uma superfície lisa em direção ao vento ( que às vezes pode ser forte) e para permitir vistas sem obstáculos da natureza e elementos exteriores. Todos os detalhes, inclusive o interior, foram cuidadosamente planejados e feitos sob medida para o projeto, mas sempre considerando a principal ideia conceitual.
As cabanas estão desenhadas para oferecer aos seus hóspedes alojamento e conforto, enquanto que enfatizam a dramática experiência dos elementos externos; mar, paisagem, luzes mutantes, o clima e as diferentes estações. Além dos esforços para que as cabines cumpram com os requisitos funcionais dos hóspedes, criou-se um amplo espaço para equipamentos e roupas, um confortável banheiro e uma cozinha/sala de jantar. A cama principal está afastada das grandes aberturas, para que o visitante tenha uma boa e cômoda experiência protegida dos elementos exteriores.