-
Arquitetos: Kéré Architecture
- Área: 500 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Giovanni Desandre, Piercarlo Quecchia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Diébédo Francis Kéré criou um pavilhão de pedra e madeira rodeado por vegetações silvestres no Palazzo Litta, um palácio histórico em Milão.
Utilizando como base a dinâmica social e espacial de um povoado típico da África, a Courtyard Village pretende estabelecer caminhos de encontro social entre os visitantes. A definição deste terreno comunal é uma plataforma elevada, rodeada por uma cobertura de gramíneas nativas da Itália. No alto da plataforma existem três refúgios abertos e circulares de pedra, cuja conformação e materialidade dualmente expressam um sentido de transparência e massividade. Na parte superior, uma cobertura suspensa de bambu protege e confere sombra à comunidade abaixo.
A instalação conta com a primeira cadeira desenhada por Kéré. Chamada ZIBA, a peça faz referência aos tradicionais bancos africanos que possuem a forma de troncos maciços esculpidos com ferramentas feitas à mão. O banco ZIBA, de cedro perfumado, reinterpreta este processo utilizando uma avançada tecnologia digital. O nome do banco se refere à uma expressão lúdica de Burkina Faso que desestimula a ociosidade. A peça foi desenhada por Kéré para Riva 1920, a marca italiana especializada em móveis de madeira maciça.
A empresa italiana Casone produziu a parte de alvenaria do pavilhão, que transmite uma sensação de leveza e transparência. "Em busca da expressão ideal do material, a estreita colaboração entre Casone e Diébédo Francis Kéré pretende reinterpretar o método de construção mais primitivo, empilhando pedras, de maneria inovadora e audaz", disse a equipe. Seis variedades de pedra foram utilizadas no pavilhão, estabelecendo conexões entre a materialidade e o artesanato, tanto do palácio histórico quanto da paisagem urbana circuncidante. O reconhecido escritório de paisagismo, Euro Ambiente, proporciona gramíneas silvestres no pavilhão, que crescem de forma espontânea ao longo dos rios italianos, junto com os talos de bambu.
Utilizando 500 metros quadrados, o pátio encontra-se no coração do Palácio de estilo barroco, Litta. Anteriormente propriedade de uma das famílias nobres de Milão, o palácio serviu durante muito tempo como um lugar importante para eventos culturais e políticos. Grandes festas para figuras como Napoleão Bonaparte e Margarita Teresa da Espanha aconteceram ali. "Eu gosto muito do poder da arquitetura do Palácio Litta, o acolhedor pátio e as amplas habitações, onde em cada canto existe uma surpresa", disse Kéré. "Este é um excelente cenário para mostra o desenho contemporâneo".
A Courtyard Village é a peça central da exposição "Uma questão de percepção: Tradição e Tecnologia", que explora como as tradições do homemade vão ao encontro da tecnologia moderna. O espetáculo foi organizado pela publicação belga DAMn° Magazine e o organizador de eventos Mosca Partners. A exposição foi parte da Fuorisalone 2016.