-
Arquitetos: Airbase Architects, Apostrophy's
- Área: 240 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Ketsiree Wongwan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de projetos multidisciplinares com base em Bangcoc, Apostrophy's em colaboração com Airbase Architects, completou seu novo desenho de interiores para o Canal 7 BBTV (Bangkok TV e Broadcasting Co., Ltda), transformando um antigo posto de gasolina em um inovador estúdio de transmissão localizado na rua Mit-Tra-parb na província de KhonKhean, na região nordeste da Tailândia.
O local em sua preexistência como uma "estação de serviço", tinha uma estrutura de grandes vãos, o que fez o projetista utilizar esta condição a favor do desenho de uma planta livre que teve as questões térmicas e sonoras resolvidas com uma pele dupla. De acordo com o conceito de desenho inspirado nas típicas bacias de vime utilizadas para comer no restaurante "Kratip", um container cilíndrico de arroz com pele dupla em sua altura total, deixa um espaço vazio no centro, que contribui com o desempenho térmico, similar a uma técnica moderna de isolamento.
Na próxima camada, uma parede com um padrão único inspirado por um modelo de tela chamado "Jee Petch" (que significa foguetes de diamante) divide e gera um espaço fechado em duas partes principais da seguinte forma:
A primeira parte foi projetada para um estúdio de televisão profissional que inclui cômodos futuristas para dar as notícias, um conjunto completo de iluminação, equipamentos de filmagem, computadores e uma sala de controle. Até mesmo o espaço existente tinha uma estrutura de grandes vãos, mas a interferência do som era o principal problema, o que fez com que fossem instalados painéis de diamante como parede para evitar a entrada de som a partir da rua, assim como um sistema de cobertura bem projetado para evitar o som do metal das pranchas metálicas existentes.
Por sua vez, a segunda parte é dividida entre um escritório e um espaço expositivo temporário que cobre a parede perfurada em forma de Jee Petch, assim como no estúdio. Esta parede pode criar um espaço semi privado entre duas partes, permitindo aos usuários observar as atividades entre si.
Por último, a característica mais forte deste estúdio está no projeto de iluminação, uma fita de barras azuis de LED, junto à parede Jee Petch, que inunda toda a extensão da parede com luz azul. Enquanto isso, o tubo de neon retrô foi colocado não só por uma questão de sinalização, mas também como luz ambiente principal na cobertura. Por outro lado, toda a luz foi refletida pela parede externa de vidro que brilha no espaço circundante, animando o lugar de interesse, especialmente à noite.
Em conclusão, neste projeto o arquiteto pôde tirar vantagens e melhorar as fragilidades do local existente, transformando uma antiga estação de serviços em um estúdio de transmissão inovadora, integrado à identidade local.