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Arquitetos: PLH Arkitekter
- Área: 18000 m²
- Ano: 2009
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Fotografias:Kontraframe, Lars Kaae, Brahl Fotografi, Jan Lykke
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Fabricantes: AB Consult, CSK Stålindustri A/S, Campolonghi, Dansk Data Display A/S, Dominus Energisystemer ApS, EKJ Rådgivende Consulting Engineers A/S, Falcon Lifts, John R. Hanson, Jyllands Markisefabrik A/S, KBK-Tagentreprise A/S, Lindner, Morsø Specialinventar A/S, Skandek Tagelement, Skandinaviska Glassystem, bo-glas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício multimídia em Havneholmen, Copenhagen, é adaptado de fora para dentro para caber na ilha e abrigar seus usuários - CAE e Aller Media. Com sua forma triangular suavemente curva, o edifício delineia a ilha de Havneholmen e se projeta para fora do porto de Copenhagen. Ele é cercado por água em ambos os lados. CAE e Aller Media, que anteriormente tinham seu endereço principal em Valby, outra parte do Copenhagen, escolheram esse local para consolidar suas atividades e publicações, na nova sede multimídia, para criar um ambiente de trabalho eficiente e diversificado. O próprio edifício agrega valor para as atividades de marca e de marketing da Aller Media, e o átrio é frequentemente utilizado para funções externas e eventos. O edifício foi meticulosamente desenhado a partir das linhas arquitetônicas gerais até o design de interiores detalhado, e foi premiado pela Prefeitura de Copenhagen em 2009. O comitê da premiação chamou o projeto de "gesamtkunstverk" (obra de arte).
"O projeto faz uma declaração que é muito difícil de ignorar. Como a ponta de uma faca, a presença dramática do edifício na esquina tem um poder artístico que é extremamente convincente."
O edifício é um "Gesamtkunstwerk" (obra de arte) - tudo foi cuidadosamente considerado. Mesmo os novos requisitos ambientais e de energia foram abordados - tudo foi funcionalmente desenvolvido.
A atmosfera dentro de escritórios e áreas de trabalho é suave, convidativa e aconchegante - muito atraente e de alta qualidade. O edifício exala sensualidade escandinava. Situa-se perfeitamente com todas as linhas visuais que vêm junto no plano terreno.
Ele se destaca como um dos edifícios mais emocionantes da área."
Tons Nórdicos
Um grande átrio se estende para a direita através do centro do edifício, como um um barranco com bordas suaves. Ele traz luz para os edifícios, e nos dias mais claros, não há necessidade de iluminação artificial durante o dia. As lajes se retraem para trás à medida que sobem o edifício, criando um ambiente bem iluminado, com um terraço que se abre para o porto. As cores e os materiais foram inspirados na paisagem nórdica; as colinas, a floresta, o mar, a mudança das estações. Os materiais e superfícies possuem cores sóbrias que submetem às linhas visuais predominantes e estabelecem um quadro calmo para o dia a dia dos grupos editoriais. As aberturas na cobertura, ondulantes em direção ao átrio, são revestidas com ripas de carvalho que dão um brilho quente ao átrio, com destaque para a iluminação suave e difusa. As escadas e passarelas em todo o átrio têm uma expressão fresca e arejada, com tons verdes e brancos nas superfícies de vidro.
Espaços de Trabalho Integrados
A sede da Aller é projetado para seus usuários, com um conceito de design interior relativamente aberto, baseado em atividades que correspondem à empresa e aos seus métodos de trabalho. Ao mesmo tempo, o interior do edifício é tão flexível que o layout pode mudar em resposta a um desenvolvimento dinâmico da empresa.
Arte Integrada
Uma competição foi realizada para o arranque de uma obra de arte que poderia ser colocado no átrio central. Os artistas suecos Bigert & Bergström ganharam o concurso com a obre "Tomorrows Weather". A obra de arte é uma instalação de luzes que simulam moléculas atmosféricas e mudam de cor de acordo com a previsão do tempo do dia seguinte, transmitida diretamente pelo DMI (Agência Dinamarquesa de Meteorologia). A instalação em forma de espiral se estende ao longo de vários andares, onde os vidros da fachada do átrio encontram a água. A obra é visível a partir de fora do edifício, de modo que a partir da ilha Brygge, da ilha de Amager e da Bryggebroen (uma ponte de bicicletas e pedestres) pode-se experimentar o tempo e mudar a escala de cores do edifício.